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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7361
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Tlacamictiliztli: os rituais sacrificiais nahuas e sua recepção no universo artístico europeu e do Vice-Reino da Nova Espanha |
Título(s) alternativo(s): | Tlacamictiliztli: the Náhuatl sacrificial rituals and its reception in the European artistic universe and in the Viceroyalty of New Spain |
Autor: | Andrade, Rafael Augusto Castells de |
Primeiro orientador: | Berbara, Maria Cristina Louro |
Primeiro membro da banca: | Blaine, Emilie Ana Carreón |
Segundo membro da banca: | Ragazzi, Alexandre |
Terceiro membro da banca: | Baumgarten, Jens Michael |
Quarto membro da banca: | Moraes, Tâmara Quírico |
Resumo: | A progressiva conquista da América implicou não apenas em um conjunto de batalhas por território, mas também em um intenso embate religioso e cultural entre os europeus e os assim chamados índios . Na prática, isto representou a oposição entre o Cristianismo dos invasores e as diferentes religiões dos povos nativos. No caso mexicano, a conquista política e militar, consumada em 1521, também abriu espaço para outro tipo de disputa: a espiritual. A resistência autóctone em aceitar o Deus cristão como único e verdadeiro foi marcante, ao menos até o final do século XVI, ainda que os principais templos indígenas fossem pilhados ou destruídos e as cerimônias de sacrifício humano imprescindíveis para a manutenção da vida segundo suas crenças , proibidas. A partir deste quadro, os missionários católicos iniciaram um cuidadoso processo de observação e aprendizado das línguas nativas e de entendimento e estudo da religiosidade e cultura dos mais diversos povos, como os nahuas. Logo perceberam a importância e centralidade de conceitos como sangue e sacrifício, igualmente caros à Cristandade. Surge, assim, uma diversidade de objetos da cultura material que apresentam uma natureza híbrida, de maneira a se comunicarem visual, literal e oralmente com os universos artísticos e culturais nativos e europeus. Somente por meio desta estratégia, que resultava em uma constante relação de associação, troca e negociação entre ambos os lados, o Cristianismo pôde de fato ser compreendido e absorvido pelos índios do Vice-Reino da Nova Espanha. |
Abstract: | America s progressive conquest involved not only a series of territorial battles, but also an intense religious and cultural clash between the Europeans and the so-called Indians . In practice, this represented the opposition between the Christianity of the invaders and the innumerable religions of the native peoples. In the Mexican case, both political and military conquest, consummated in 1521, also opened room for another kind of dispute: the spiritual one. The autochthonous resistance in accepting the Christian God as the unique and true one was remarkable, at least until the end of the sixteenth century, even if the main indigenous temples were plundered or destroyed and the human sacrifice ceremonies essential for the maintenance of life, according to their beliefs , prohibited. From this scenario, Catholic missionaries began a careful process of observation and learning of the native languages plus understanding and studying the religiosity and culture of the most diverse peoples, such as the Nahuas. They soon realized the importance and centrality of concepts such as blood and sacrifice, equally estimated to Christianity. Thus, a diversity of objects of the material culture that has a hybrid nature emerges, in a manner to communicate visually, literally and orally with the native and European artistic and cultural universe. Only through this strategy, which implied a constant relationship of association, exchange and negotiation between both sides, Christianity could, in fact, be understood and absorbed by the Indians of the Viceroyalty of New Spain. |
Palavras-chave: | Nahua Sacrifice Blood Missionaries Syncretism Nahua Sacrifício Sangue Missionários Sincretismo Arte e antropologia Nahuas Arte Sacrifício humano Missionários América - História Sincretismo (Religião) |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citação: | ANDRADE, Rafael Augusto Castells de. Tlacamictiliztli: os rituais sacrificiais nahuas e sua recepção no universo artístico europeu e do Vice-Reino da Nova Espanha. 2018. 236 f. Tese (Doutorado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7361 |
Data de defesa: | 8-Ago-2018 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Artes |
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