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Tipo do documento: Tese
Título: Tlacamictiliztli: os rituais sacrificiais nahuas e sua recepção no universo artístico europeu e do Vice-Reino da Nova Espanha
Título(s) alternativo(s): Tlacamictiliztli: the Náhuatl sacrificial rituals and its reception in the European artistic universe and in the Viceroyalty of New Spain
Autor: Andrade, Rafael Augusto Castells de 
Primeiro orientador: Berbara, Maria Cristina Louro
Primeiro membro da banca: Blaine, Emilie Ana Carreón
Segundo membro da banca: Ragazzi, Alexandre
Terceiro membro da banca: Baumgarten, Jens Michael
Quarto membro da banca: Moraes, Tâmara Quírico
Resumo: A progressiva conquista da América implicou não apenas em um conjunto de batalhas por território, mas também em um intenso embate religioso e cultural entre os europeus e os assim chamados índios . Na prática, isto representou a oposição entre o Cristianismo dos invasores e as diferentes religiões dos povos nativos. No caso mexicano, a conquista política e militar, consumada em 1521, também abriu espaço para outro tipo de disputa: a espiritual. A resistência autóctone em aceitar o Deus cristão como único e verdadeiro foi marcante, ao menos até o final do século XVI, ainda que os principais templos indígenas fossem pilhados ou destruídos e as cerimônias de sacrifício humano imprescindíveis para a manutenção da vida segundo suas crenças , proibidas. A partir deste quadro, os missionários católicos iniciaram um cuidadoso processo de observação e aprendizado das línguas nativas e de entendimento e estudo da religiosidade e cultura dos mais diversos povos, como os nahuas. Logo perceberam a importância e centralidade de conceitos como sangue e sacrifício, igualmente caros à Cristandade. Surge, assim, uma diversidade de objetos da cultura material que apresentam uma natureza híbrida, de maneira a se comunicarem visual, literal e oralmente com os universos artísticos e culturais nativos e europeus. Somente por meio desta estratégia, que resultava em uma constante relação de associação, troca e negociação entre ambos os lados, o Cristianismo pôde de fato ser compreendido e absorvido pelos índios do Vice-Reino da Nova Espanha.
Abstract: America s progressive conquest involved not only a series of territorial battles, but also an intense religious and cultural clash between the Europeans and the so-called Indians . In practice, this represented the opposition between the Christianity of the invaders and the innumerable religions of the native peoples. In the Mexican case, both political and military conquest, consummated in 1521, also opened room for another kind of dispute: the spiritual one. The autochthonous resistance in accepting the Christian God as the unique and true one was remarkable, at least until the end of the sixteenth century, even if the main indigenous temples were plundered or destroyed and the human sacrifice ceremonies essential for the maintenance of life, according to their beliefs , prohibited. From this scenario, Catholic missionaries began a careful process of observation and learning of the native languages plus understanding and studying the religiosity and culture of the most diverse peoples, such as the Nahuas. They soon realized the importance and centrality of concepts such as blood and sacrifice, equally estimated to Christianity. Thus, a diversity of objects of the material culture that has a hybrid nature emerges, in a manner to communicate visually, literally and orally with the native and European artistic and cultural universe. Only through this strategy, which implied a constant relationship of association, exchange and negotiation between both sides, Christianity could, in fact, be understood and absorbed by the Indians of the Viceroyalty of New Spain.
Palavras-chave: Nahua
Sacrifice
Blood
Missionaries
Syncretism
Nahua
Sacrifício
Sangue
Missionários
Sincretismo
Arte e antropologia
Nahuas Arte
Sacrifício humano
Missionários América - História
Sincretismo (Religião)
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: ANDRADE, Rafael Augusto Castells de. Tlacamictiliztli: os rituais sacrificiais nahuas e sua recepção no universo artístico europeu e do Vice-Reino da Nova Espanha. 2018. 236 f. Tese (Doutorado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7361
Data de defesa: 8-Ago-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Artes

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