Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7366
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Cinema, artes e cultura da vida: Bahia 1950-1970 |
Título(s) alternativo(s): | Cinema, arts and culture of life: Bahia 1950-1970 |
Autor: | Nogueira, Cyntia Araújo |
Primeiro orientador: | Gueron, Rodrigo |
Primeiro membro da banca: | Silva, Denise Espírito Santo da |
Segundo membro da banca: | Castro, Maurício Barros de |
Terceiro membro da banca: | Bastos, Maria Teresa Ferreira |
Quarto membro da banca: | Ferreira, Ayrson Heráclito Novato |
Resumo: | Esta tese consiste numa investigação sobre a relação de interdisciplinariedade e transversalidade entre cinema, artes e humanidades em Salvador e no Recôncavo, entre os anos de 1950 e 1970. Para além da atuação do crítico e historiador Walter da Silveira à frente do Clube de Cinema da Bahia, e de seu diálogo com uma emergente cena da crítica e do cinema independentes no Brasil, defendemos que essa produção só foi possível a partir de uma forte interação com o desenvolvimento de outros campos artísticos e áreas do conhecimento, constituindo-se como parte de um ecossistema cultural e artístico que corresponderá às profundas mudanças sociais, culturais e subjetivas vividas pela cidade de Salvador, a partir de seu processo de modernização urbana, artística e cultural. É dentro desse ecossistema que é possível identificar o surgimento de práticas, técnicas e conceitos artísticos que se alimentam e retroalimentam, dentro de um processo de convergências/divergências/interdependências entre as condições de produção e reprodutibilidade, bem como de diferentes concepções de mundo, de arte, de cultura, do moderno, do popular e da agência afro-descendente na constituição de uma cinematografia no estado nesse período. A partir de um olhar atento à multitemporalidade das imagens e ao pensamento da história da cultura, sob a perspectiva de modelos temporais heterogêneos, buscamos incorporar a experiência de sujeitos históricos marginalizados, em seus gestos de resistência, sobrevivências, combates, mas, sobretudo, em suas redes de relações vitais, capazes de afirmar novos devires criativos e novas potências de vida |
Abstract: | The aim of this thesis is to investigate the interdisciplinary and transversal relationship among cinema, arts and humanity studies in Salvador and the Recôncavo Region of Bahia (Brazil) from years 1950 to 1970. Film critic and historian Walter da Silveira (head of Clube de Cinema da Bahia) fostered dialogue with the emergent scene of Brazilian independent critics and filmmakers. In addiction to his work, this study argues that such production could have only taken place thanks to a strong interaction with other develloping knowledge areas and artistic fields. Together, they became part of a cultural and artistic environment related to deep social, cultural and subjective change experienced by the city of Salvador during its urban, cultural and artistic modernization. It is within this ecosystem that we identify the birth of artistic expressions, techniques and concepts that feed and nourish each other in the process of convergence/ divergence/ interdependence among the means of production and reproducibility. Different conceptions of the world, art, culture, modernity, folklore, and the afro-descendant agency in the constitution of a cinematography in the Bahia State also flourished in this same ecosystem in this period. Focusing on the multitemporality of the images and the cultural history through heterogeneous temporal models, we aim to integrate the experience of marginalized historical subjects in their acts of resistance, survival, struggles and, above everything, in their networks of vital relationships and their ability to ensure new creative becomings and new life-affirming powers |
Palavras-chave: | Arts Culture History Cinema Artes Cultura História Bahia Arte e cinema História Salvador (BA) Cinema Bahia 1950-1970 Cultura História - Salvador (BA) Bahia História |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citação: | NOGUEIRA, Cyntia Araújo. Cinema, artes e cultura da vida: Bahia 1950-1970. 2018. 172 f. Tese (Doutorado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7366 |
Data de defesa: | 20-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Cyntia Araujo Nogueira_Tese Corr.pdf | 2,53 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.