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Tipo do documento: Tese
Título: Coreografias e contracoreografias de levante: engajando dança, grafias e feminilidade
Título(s) alternativo(s): Choreographies and Counterchoreographies of rising up: engaging dance, writings and feminility
Autor: Larangeira, Lidia Costa 
Primeiro orientador: Silva, Denise Espírito Santo da
Primeiro membro da banca: Costa, Pablo Assumpção Barros
Segundo membro da banca: Mendes, Eloisa Brantes Bacellar
Terceiro membro da banca: Castro, Maurício Barros de
Quarto membro da banca: Basbaum, Ricardo Roclaw
Resumo: Este trabalho discute o modo como a coreografia constitui, em sua fundação, um dispositivo de legislação e ordenação de corpos, sociabilidade e sexualidade, produzindo condutas normatizantes que precarizaram historicamente e seguem, pela transmissão de um legado colonial, precarizando a vida das mulheres. O estudo aproxima o tratado inquisitor pré-coreográfico Malleus Maleficarum (1484), escrito para ensinar a identificar e a punir mulheres acusadas de bruxaria, com os primeiros tratados coreográficos Orchesographie (1589) e Choreographie (1700) - cunhados no início da Modernidade Europeia. Realizando um salto continental anacrônico, observa-se como, na contemporaneidade, o legado colonial transmitido pelo coreográfico segue agenciando orientações normatizantes e hegemônicas: heterocentradas, racializadas, solipsistas e patriarcais. A partir da argumentação teórica, a tese apresenta e discute experimentações artísticas contracoreográficas, pedagógicas e coreográficas desenvolvidas no campo da dança, que tem o levante como força mobilizadora de criação
Abstract: This thesis discusses how choreography constitutes, in its foundation, a device that regulates and arranges bodies, sociability and sexuality, producing normatizing behaviors that have historically precarized, and follow, by the transmission of a colonial legacy, precarializing women s lives. The study approximates the inquisitor's "pre-choreographic" treatise Malleus Maleficarum (1484), written to teach how to identify and punish women accused of witchcraft, with the first choreographic tractates - Orchesographie (1589) and Choreographie (1700) - coined at the beginning of the European modernity. Making an anachronistic continental leap, we observe how, in contemporary times, the colonial legacy transmitted by the choreographic continues to give rise to normative and hegemonic orientations: heterocentric, racialized, solipsist and patriarchal. From the theoretical argumentation, the thesis presents and discusses counterchoreographic, pedagogical and choreographic artistic experimentations developed in the field of dance, that has the rising up force as a mobilizing motive of creation
Palavras-chave: Dance
Choreography
Politics
Cartography
Femininity
Dança Aspectos sociais
Coreografia História
Feminilidade na arte
Dança
Coreografia
Política
Cartografia
Feminilidade
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: LARANGEIRA, Lidia Costa. Coreografias e contracoreografias de levante: engajando dança, grafias e feminilidade. 2019. 173 f. Tese (Doutorado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7368
Data de defesa: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Artes

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