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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7368
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Coreografias e contracoreografias de levante: engajando dança, grafias e feminilidade |
Título(s) alternativo(s): | Choreographies and Counterchoreographies of rising up: engaging dance, writings and feminility |
Autor: | Larangeira, Lidia Costa ![]() |
Primeiro orientador: | Silva, Denise Espírito Santo da |
Primeiro membro da banca: | Costa, Pablo Assumpção Barros |
Segundo membro da banca: | Mendes, Eloisa Brantes Bacellar |
Terceiro membro da banca: | Castro, Maurício Barros de |
Quarto membro da banca: | Basbaum, Ricardo Roclaw |
Resumo: | Este trabalho discute o modo como a coreografia constitui, em sua fundação, um dispositivo de legislação e ordenação de corpos, sociabilidade e sexualidade, produzindo condutas normatizantes que precarizaram historicamente e seguem, pela transmissão de um legado colonial, precarizando a vida das mulheres. O estudo aproxima o tratado inquisitor pré-coreográfico Malleus Maleficarum (1484), escrito para ensinar a identificar e a punir mulheres acusadas de bruxaria, com os primeiros tratados coreográficos Orchesographie (1589) e Choreographie (1700) - cunhados no início da Modernidade Europeia. Realizando um salto continental anacrônico, observa-se como, na contemporaneidade, o legado colonial transmitido pelo coreográfico segue agenciando orientações normatizantes e hegemônicas: heterocentradas, racializadas, solipsistas e patriarcais. A partir da argumentação teórica, a tese apresenta e discute experimentações artísticas contracoreográficas, pedagógicas e coreográficas desenvolvidas no campo da dança, que tem o levante como força mobilizadora de criação |
Abstract: | This thesis discusses how choreography constitutes, in its foundation, a device that regulates and arranges bodies, sociability and sexuality, producing normatizing behaviors that have historically precarized, and follow, by the transmission of a colonial legacy, precarializing women s lives. The study approximates the inquisitor's "pre-choreographic" treatise Malleus Maleficarum (1484), written to teach how to identify and punish women accused of witchcraft, with the first choreographic tractates - Orchesographie (1589) and Choreographie (1700) - coined at the beginning of the European modernity. Making an anachronistic continental leap, we observe how, in contemporary times, the colonial legacy transmitted by the choreographic continues to give rise to normative and hegemonic orientations: heterocentric, racialized, solipsist and patriarchal. From the theoretical argumentation, the thesis presents and discusses counterchoreographic, pedagogical and choreographic artistic experimentations developed in the field of dance, that has the rising up force as a mobilizing motive of creation |
Palavras-chave: | Dance Choreography Politics Cartography Femininity Dança Aspectos sociais Coreografia História Feminilidade na arte Dança Coreografia Política Cartografia Feminilidade |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citação: | LARANGEIRA, Lidia Costa. Coreografias e contracoreografias de levante: engajando dança, grafias e feminilidade. 2019. 173 f. Tese (Doutorado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7368 |
Data de defesa: | 29-Out-2019 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Artes |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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