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Tipo do documento: Tese
Título: Escola de Artes Visuais do Parque Lage: a formação do artista
Título(s) alternativo(s): The School of Visual Arts of Parque Lage: education for artists
Autor: Saldanha, Claudia Werneck 
Primeiro orientador: Victorio Filho, Aldo
Primeiro membro da banca: Cocchiarale, Fernando França
Segundo membro da banca: Reinaldim, Ivair Junior
Terceiro membro da banca: Fatorelli, Maria Luiza
Quarto membro da banca: Silva, Denise Espírito Santo da
Resumo: Esta pesquisa, desenvolvida durante o Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, trata das iniciativas de ensino de arte no Brasil, surgidas no início do século XX, em ambientes não acadêmicos. Como estudo principal, partiu-se da experiência da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro, e sua interlocução com outras iniciativas na cidade. Foram realizadas entrevistas com professores, ex-professores, diretores, ex-diretores e outros colaboradores e pesquisadas informações presentes nos arquivos da escola para obter documentos sobre os programas de gestão e de ensino de arte. O estudo levantou alguns dados desconhecidos, como a participação da arquiteta Lina Bo Bardi na Fundação Parque Lage, dez anos antes da chegada de Rubens Gerchman. Desde sua criação, em 1975, por Gerchman, a EAV desenvolve programas de ensino em arte voltados para a formação de artistas e interessados em estabelecer ou aprofundar o contato com a arte. Nesse ambiente multidisciplinar, permeado pela efervescência e pela abertura de um espaço para novas concepções estéticas, reuniram-se artistas e intelectuais de relevância que fizeram da EAV um polo pioneiro de resistência cultural nos anos da ditadura militar e no processo de redemocratização do país. Ao longo de sua existência, a EAV assumiu diversas configurações e empreendeu transformações promovidas tanto pelo campo da arte quanto pela sociedade de forma mais ampla. Ainda que tenha sido alvo de críticas ao longo de sua história, a EAV possui atuação destacada e sua produção artística e intelectual recebe a atenção de artistas, curadores, críticos e outros profissionais das artes no Brasil e no mundo. O estudo e debate sobre a atuação da escola nos seus 45 anos não se esgota com esses poucos dados levantados. Ao contrário, se desdobra e evidencia a atuação e o surgimento de outras escolas, cursos livres e programas de pós-graduação em arte que transformaram a cena artística e cultural do país, tornando relevante a continuidade e o aprofundamento de uma pesquisa mais ampla e abrangente
Abstract: This research, developed during the Arts Post Graduation Program at UERJ Rio de Janeiro State University, focuses on art education in the earlier XX century, taken place at non academic institutions. As a starting point, we looked at the experience at Parque Lage School of Visual Arts and it s interaction with the city of Rio de Janeiro. We interviewed former and current professors, directors and collaborators and we also researched the school archives for information and documents related to art education programs and their management. The study discovered unknown facts, such as the collaboration with Italian Brazilian architect Lina Bo Bardi, ten years prior to Rubens Gerchman s tenure. Since its inception in 1975, the EAV Escola de Artes Visuais develops art education programs for artists interested in establishing or furthering their careers. Permeating this multidisciplinary environment filled with esthetical experimentation, were gathered foremost artists and intellectuals who placed EAV in the forefront of cultural resistance during the military dictatorship years. Along the years EAV went through various configurations, championing transformations in art and society. Besides receiving criticism during its history, EAV is regarded as a reference institution by artists, curators, critics and art professionals in Brazil and abroad. The study and debate about the school s performance during its forty five years doesn t end with these few facts. On the contrary, it allows the propagation of other schools, free courses and post-graduation programs that transform the art and cultural scene in the country, making relevant the broadening and expansion of such research
Palavras-chave: Art
Visual arts
Education
Art education
Arte
Artes visuais
Educação
Ensino de arte
Escola de Artes Visuais do Parque Lage - História
Arte Estudo e ensino História Rio de Janeiro (RJ) Séc. XX
Arte e educação História - Rio de Janeiro (RJ)
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: SALDANHA, Claudia Werneck. Escola de Artes Visuais do Parque Lage: a formação do artista. 2019. 84 f. Tese (Doutorado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7369
Data de defesa: 9-Set-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Artes

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