Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7373
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Pintosas: reflexões figurais sobre marginais do gênero |
Título(s) alternativo(s): | Pintosas: figural reflexions on gender marginals |
Autor: | Pereira, Cristiano Fabrício Lopes ![]() |
Primeiro orientador: | Costa, Luiz Cláudio da |
Primeiro membro da banca: | Fatorelli, Maria Luiza |
Segundo membro da banca: | Danziger, Leila Maria Brasil |
Terceiro membro da banca: | Simão, Luciano Vinhosa |
Quarto membro da banca: | Matesco, Viviane Furtado |
Resumo: | Em tempos de discussão a respeito de direitos LGBT e da fluidez de gêneros a figura pública do homem homossexual se transforma questionando sua identidade. De maneira similar a prática tradicional de retratar um indivíduo se modifica enquanto o sujeito passa a ser entendido como uma formação mais complexa que a singularidade de seu corpo supunha. A figura do artista, acompanhando o questionamento da identidade, da autoria e dos gêneros é atravessada também por uma série de influências não previstas. A imagem corporal se apresenta como forma temporária de socialização e é utilizada no projeto de vídeo instalação e pintura Pintosas, que trata da formação de gênero entre homens gays e da renovada relação entre pintor e modelo em época de selfies |
Abstract: | In times of discussion about LGBT rights and fluidity of genres, the gay man public figure suffers a transformation that questions its own identity. Similarly, the traditional practice of portraying an individual changes while the subject starts to be understood as a construction more complex than the uniqueness of your body supposed. The figure of the artist, following the questioning of identity, authorship and genres is also crossed by a number of unexpected influences. Body image is presented as a temporary form of socialization and is used in the video installation and painting Project called Pintosas, which deals with gender performance among gay men and the renewed relationship between painter and model on a selfies period |
Palavras-chave: | Portrait Painting Homosexuality Queer Culture Retrato Pintura Homossexualidade Cultura Queer Fotografia Retratos Imagem corporal na arte Homossexualismo e arte Arte e Internet Teoria queer |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::TEORIA DA ARTE |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citação: | PEREIRA, Cristiano Fabrício Lopes. Pintosas: reflexões figurais sobre marginais do gênero. 2015. 181 f. Tese (Doutorado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7373 |
Data de defesa: | 15-Dez-2015 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Cristiano Fabricio Lopes Pereira Tese.pdf | 3,52 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.