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Tipo do documento: Tese
Título: Construções do Brasil no vaivém da rede de dormir
Título(s) alternativo(s): Constructions of Brazil in the to-and-fro of the hammock
Autor: Fonseca, Raphael do Sacramento 
Primeiro orientador: Berbara, Maria Cristina Louro
Primeiro membro da banca: Pereira, André Luiz Tavares
Segundo membro da banca: O\'donnell, Julia Galli
Terceiro membro da banca: Danziger, Leila Maria Brasil
Quarto membro da banca: Conduru, Roberto Luís Torres
Resumo: A presente pesquisa analisa a iconografia das redes de dormir e sua associação discursiva às ideias de Brasil, brasileiro e brasilidade. O percurso histórico dessa tese se dá no arco temporal entre as primeiras imagens realizadas a respeito do Brasil no começo do século XVI e a produção recente de artistas contemporâneos inseridos no sistema internacional das artes visuais. A pesquisa estuda como o objeto inicialmente foi associado a uma ideia de outro durante a colonização europeia do Brasil e, pouco a pouco, foi visto como brasileiro após a independência do país e sua posterior proclamação da república. De símbolo da alteridade, as redes de dormir se tornaram ícones da brasilidade. Por fim, refletimos sobre como diferentes artistas visuais se utilizam do objeto e sua representação afim de relembrar ou rejeitar diferentes modos de se referir à identidade nacional.
Abstract: This research analyses the iconography of the hammocks and its discoursive association with the ideas of Brazil, Brazilian and brazilianness. The historical path of this thesis is between the first images produced about Brazil in the beginning of the 16th century and the recent production of contemporary artists inserted in the international system of visual arts. The research studies how the object was itinially associated with the idea of an other during the European colonization of Brazil and, little by little, it was seen as Brazilian after the independence and stablishment of the republic in the country. From symbol of otherness, the hammocks were transformed in icons of brazilianness. In the end, we reflect on how visual artists use the object and its depiction to remember or reject different ways to refer to the national identity.
Palavras-chave: Hammock
Art and image in Brazil
History of Brazil
Iconology
Rede de dormir
Arte e imagem no Brasil
História do Brasil
Iconologia
Arte Aspectos sociais Brasil
Redes de dormir
Arte brasileira Séc. XVI
Iconografia - Brasil
Identidade social na arte
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: FONSECA, Raphael do Sacramento. Construções do Brasil no vaivém da rede de dormir. 2016. 56 f. Tese (Doutorado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7376
Data de defesa: 30-Set-2016
Aparece nas coleções:Doutorado em Artes

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