Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7377
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Cartografias do ensino contemporâneo da arte em espaços não formais: máquinas de visão, campos cegos e transbordamentos do visível |
Título(s) alternativo(s): | Cartographies of contemporary art teaching in non-formal spaces: vision machines, blind fields and visible |
Autor: | Caetano, Alessandra Oliveira da Silva |
Primeiro orientador: | Frade, Isabela Nascimento |
Primeiro membro da banca: | Coutinho, Rejane Galvão |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Luiz Sérgio da Cruz de |
Terceiro membro da banca: | Silva, Maria Cristina da Rosa Fonseca da |
Quarto membro da banca: | Victorio Filho, Aldo |
Resumo: | O trabalho coloca em questão as zonas indiscriminadas ou oclusas, que denominamos de campos cegos, de determinadas experiências contemporânea de ensino de arte em espaços educativos não formais. Para isso se organiza em duas etapas. A primeira faz um levantamento bibliográfico de estudos sobre práticas docentes não formais em arte, publicados entre os anos de 2007 e 2015 nos anais da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP) junto ao Comitê de Ensino e Aprendizagem em Arte (CEAA)/ Comitê de Educação em Artes Visuais (CEAV) e em Simpósios Temáticos Anuais. A segunda se baseia em um estudo de múltiplos casos utilizando de metodologia de observação participante. As informações produzidas são utilizadas para traçar uma cartografia de ações arte-educadoras em espaços não formais através de investigações acadêmicas produzidas por docentes-pesquisadores: suas experiências, metodologias, referenciais teóricos, temas transversais, visibilidades e invisibilidades. |
Abstract: | The work questions the indiscriminate areas or occluded, we call blind fields, of certain contemporary art experiences of teaching in non-formal educational spaces. To this is organized in two steps. The first is a literature review of studies on non-formal educational practices in art, published between 2007 and 2015 in the annals of the Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP) next to the Comitê de Ensino e Aprendizagem em Arte (CEAA)/ Comitê de Educação em Artes Visuais (CEAV) and Annual Thematic Symposia. The second is based on a multiple case study using participant observation methodology. The information produced is used to draw a map of art educators actions in non-formal spaces through academic research produced by researchers-teachers: their experiences, methodologies, theoretical frameworks, cross-cutting issues, visibility and invisibility. |
Palavras-chave: | Non-formal art education Cartography Vision machines Blind fields Overflowing Ensino não formal de arte Cartografia Máquinas de visão Campos cegos Transbordamentos Arte Estudo e ensino Educação não formal Artes Formação de professores Espaço (Arte) Percepção de imagens |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citação: | CAETANO, Alessandra Oliveira da Silva. Cartografias do ensino contemporâneo da arte em espaços não formais: máquinas de visão, campos cegos e transbordamentos do visível. 2016. 232 f. Tese (Doutorado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7377 |
Data de defesa: | 23-Set-2016 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Alessandra Oliveira da Silva Caetano_Tese.pdf | 4,41 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.