Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7377
Tipo do documento: Tese
Título: Cartografias do ensino contemporâneo da arte em espaços não formais: máquinas de visão, campos cegos e transbordamentos do visível
Título(s) alternativo(s): Cartographies of contemporary art teaching in non-formal spaces: vision machines, blind fields and visible
Autor: Caetano, Alessandra Oliveira da Silva 
Primeiro orientador: Frade, Isabela Nascimento
Primeiro membro da banca: Coutinho, Rejane Galvão
Segundo membro da banca: Oliveira, Luiz Sérgio da Cruz de
Terceiro membro da banca: Silva, Maria Cristina da Rosa Fonseca da
Quarto membro da banca: Victorio Filho, Aldo
Resumo: O trabalho coloca em questão as zonas indiscriminadas ou oclusas, que denominamos de campos cegos, de determinadas experiências contemporânea de ensino de arte em espaços educativos não formais. Para isso se organiza em duas etapas. A primeira faz um levantamento bibliográfico de estudos sobre práticas docentes não formais em arte, publicados entre os anos de 2007 e 2015 nos anais da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP) junto ao Comitê de Ensino e Aprendizagem em Arte (CEAA)/ Comitê de Educação em Artes Visuais (CEAV) e em Simpósios Temáticos Anuais. A segunda se baseia em um estudo de múltiplos casos utilizando de metodologia de observação participante. As informações produzidas são utilizadas para traçar uma cartografia de ações arte-educadoras em espaços não formais através de investigações acadêmicas produzidas por docentes-pesquisadores: suas experiências, metodologias, referenciais teóricos, temas transversais, visibilidades e invisibilidades.
Abstract: The work questions the indiscriminate areas or occluded, we call blind fields, of certain contemporary art experiences of teaching in non-formal educational spaces. To this is organized in two steps. The first is a literature review of studies on non-formal educational practices in art, published between 2007 and 2015 in the annals of the Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP) next to the Comitê de Ensino e Aprendizagem em Arte (CEAA)/ Comitê de Educação em Artes Visuais (CEAV) and Annual Thematic Symposia. The second is based on a multiple case study using participant observation methodology. The information produced is used to draw a map of art educators actions in non-formal spaces through academic research produced by researchers-teachers: their experiences, methodologies, theoretical frameworks, cross-cutting issues, visibility and invisibility.
Palavras-chave: Non-formal art education
Cartography
Vision machines
Blind fields
Overflowing
Ensino não formal de arte
Cartografia
Máquinas de visão
Campos cegos
Transbordamentos
Arte Estudo e ensino
Educação não formal
Artes Formação de professores
Espaço (Arte)
Percepção de imagens
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: CAETANO, Alessandra Oliveira da Silva. Cartografias do ensino contemporâneo da arte em espaços não formais: máquinas de visão, campos cegos e transbordamentos do visível. 2016. 232 f. Tese (Doutorado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7377
Data de defesa: 23-Set-2016
Aparece nas coleções:Doutorado em Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Alessandra Oliveira da Silva Caetano_Tese.pdf4,41 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.