Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7380
Tipo do documento: Tese
Título: Ensino de artes & cultura visual: escola pública
Título(s) alternativo(s): Teaching of arts and visual culture: public school
Autor: Vilela, Teresinha Maria de Castro 
Primeiro orientador: Victorio Filho, Aldo
Primeiro membro da banca: Silva, Denise Espírito Santo da
Segundo membro da banca: Nascimento, Erinaldo Alves do
Terceiro membro da banca: Berino, Aristóteles de Paula
Quarto membro da banca: Oliveira, Gustavo Rebelo Coelho de
Resumo: A presente tese buscou conhecer os interesses dos estudantes, suas visualidades em torno das artes visuais e da cultura visual. E como conhecer os interesses dos estudantes se não "vemos" suas produções? A propósito, esta imagem/escrita defende que quando, sobretudo, nós, professores, passamos a "ver" e conhecer os interesses dos estudantes, podemos aprender com eles e desta forma potencializar e colaborar para um currículo que considere as diferenças e as multiplicidades. Desta forma, enquanto professora de Artes, acompanhei os estudantes da escola em que trabalho, estudantes que tinham interesses comuns, formando ao longo da investigação uma rede de relações. Redes apoiadas nas "Viradas Culturais", "Viradas Visuais", "Viradas Metodológicas" conduzidas pelas "Viradas do Skate"; e com os estudantes skatistas nos aproximamos do Hip-Hop, o si da tribo, em que tudo é relação: Skate&Rap, Skate&Grafite, Skate&Artefato e o movimento Skate&Meeting of Favela (MOF). Dentre as oportunidades do cotidiano, surgiu a parceria Escola/Academia - as metodologias visuais, imagem/escrita com o audiovisual, resultando numa série de vídeos que fazem parte desta tese. Os estudantes, colaboradores, passam de protagonistas a diretores e editores de suas próprias produções. Como resultado tivemos uma série colaborativa, um manancial de saberes e fazeres visíveis.
Abstract: This doctoral dissertation aimed to know the interests of the students, their visualities around the visual arts and the visual culture. Moreover, how to know the interests of the students if we do not "see" their productions? By the way, this image/writing argues that when, above all, we teachers, we come to "see" and know the interests of students, we can learn from them and in this way leverage and collaborate for a curriculum that considers differences and multiplicities. In this way, as an art teacher, I accompanied the students of the school I work with, students who had common interests, forming a network of relationships throughout the investigation. Networks supported in the "Cultural Turns", "Visual Turns", "Methodical Turns" conducted by the "Skates of the Skate"; and with the skating students, we approach ourselves to the Hip Hop, the tribe si, in which everything is relation: SkateandRap, SkateandGraphite, SkateandArtefact and the SkateandMeeting of Favela (MOF) moviment. Among the opportunities of daily, came the partnership School/Academy - visual methodologies, image/writing with audiovisual, resulting in a series of videos that are part of this dissertation. The students, collaborators, go from protagonists to directors and editors of their own productions. As a result, we had a collaborative series, a wealth of visible knowledges and actions.
Palavras-chave: School
Art
Visual culture
Daily
Escola
Cultura visual
Cotidiano
Arte na educação
Estudantes
Cultura na arte
Artes gráficas
Vídeos experimentais
Skate (Esporte)
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: VILELA, Teresinha Maria de Castro. Ensino de artes & cultura visual: escola pública. 2017. 173 f. Tese (Doutorado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7380
Data de defesa: 13-Mar-2017
Aparece nas coleções:Doutorado em Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Teresinha Maria de Castro Vilela_Tese pt 1.pdf4,03 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Teresinha Maria de Castro Vilela_Tese pt 2.pdf9,29 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.