Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7382
Tipo do documento: Tese
Título: Rodas e redes de saberes e criação: o encontro dançante entre a universidade e a cultura popular ao som da Tamborzada
Título(s) alternativo(s): Rodas and redes: knowledge exchange and creation networks: the dancing encounter between the academia and popular culture with Tamborzada, a tribute to drums in Brazil, as background
Autor: Gabriel, Eleonora 
Primeiro orientador: Frade, Isabela Nascimento
Primeiro membro da banca: Castro, Maurício Barros de
Segundo membro da banca: Freitas, Nanci de
Terceiro membro da banca: Calfa, Maria Ignez de Souza
Quarto membro da banca: Frade, Maria de Cáscia do Nascimento
Resumo: Esta pesquisa defende a tese de que a interação e a troca de conhecimentos entre a universidade e as fontes da sabedoria popular no ensino e criação em Dança, promovem um encontro epistêmico que se pretende circulante e dialógico. Criam-se novas experiências sensíveis que conduzem à construção de saberes artísticos próprios dessa união. A investigação tem como referência as experiências adquiridas ao longo de trinta e sete anos de pesquisa de campo em cultura popular brasileira, tendo como objeto de investigação a produção artística da Companhia Folclórica do Rio-UFRJ, que ressalta os elementos da dança popular e nela se inspira. Como fonte de conhecimento, o trabalho busca os saberes dos mestres populares, reconhecendo-os como artistas, compreendendo-os como sujeitos da ação e agentes na prática das rodas e redes de saberes e criação. Apresenta também outras atividades de ensino realizadas nos cursos de Dança-UFRJ e ações extensionistas que já alcançam espaços educativos além da Universidade. O espetáculo Tamborzada será detalhado desde a pesquisa até a encenação e será apresentado à Banca. Todas as ações compartilhadas aqui objetivam divulgar a cultura popular em seu potencial artístico, educacional, social e político, patrimônio de valor inestimável.
Abstract: The thesis should demonstrate ways in which the interaction and the exchanging of knowledge between the University and the sources of popular wisdom can lead to an epistemic reunion expected to be dialogical and circular in the realm of teaching and creation in Dance courses. New responsive experiences lead to new artistic knowledge proper of that reunion. This study takes into consideration thirty seven years of experiences acquired through field research in Brazilian popular culture and takes as object of investigation the artistic production of the Companhia Folclórica do Rio-UFRJ, a group dedicated to research in and inspired by the popular dances of Brazil. As sources of knowledge, the work relies on the popular masters, mestres populares, acknowledging their art and understanding them as subjects of all action as well as agents of all action in the practice of the Rodas the circular dance gathering common in popular dance manifestations and of the Redes -- the networks formed by this artistic net weaving which mixes academic work and the popular masters as teachers. The work also presents other educational actions proposed by the Dance Department at Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ) through extension activities, which are being incorporated to regular programs by schools and educational premises in all levels. One of the Companhia s productions, Tamborzada, a tribute to Brazilian drums, will be presented to the Board, as part of the requirements for the Doctorate degree, and will be detailed from research that leads to a new script up to its creation and staging. The main goal of the shared experience brought to this paper is to disseminate popular culture in its artistic, educational, social, and political potential -- inestimable heritage.
Palavras-chave: Brazilian popular culture
Graduate education
Popular masters
Brazilian folkloric dances
Performance creation
Cultura popular brasileira
Formação universitária
Mestres populares
Dança folclórica
Criação de espetáculos
Arte nas universidades e faculdades Rio de Janeiro (RJ)
Danças folclóricas brasileiras
Cultura popular Rio de Janeiro (RJ)
Dança Estudo e ensino
Criação na arte
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: GABRIEL, Eleonora. Rodas e redes de saberes e criação: o encontro dançante entre a universidade e a cultura popular ao som da Tamborzada. 2017. 123 f. Tese (Doutorado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7382
Data de defesa: 28-Abr-2017
Aparece nas coleções:Doutorado em Artes



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.