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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7384
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Diálogos traçados: as cartas-desenho na Coleção Mário de Andrade |
Título(s) alternativo(s): | Dialogues Tracées : des lettres-dessins a la Collecttion Mário de Andrade |
Autor: | Caetano, Renata Oliveira ![]() |
Primeiro orientador: | Siqueira, Vera Beatriz Cordeiro |
Primeiro membro da banca: | Campos, Marcelo Gustavo Lima de |
Segundo membro da banca: | Danziger, Leila Maria Brasil |
Terceiro membro da banca: | Moraes, Marcos Antonio de |
Quarto membro da banca: | Guimarães, Julio Cesar Castañon |
Resumo: | A presente tese expõe um levantamento realizado na Coleção do escritor Mário de Andrade, entre Acervo e Arquivo, com o intuito de perceber como alguns artistas modernistas entre 1920 e 1931, a saber, Anita Malfatti, John Graz, Victor Brecheret, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral e Cícero Dias, utilizavam desenhos em cartas endereçadas ao escritor paulista. Trata-se de uma complexa confrontação entre as diferentes posturas visuais assumidas pelos artistas em meio aos caracteres da escrita e aos impactos disso na sensibilidade do colecionador. Com esses dados, buscamos construir um pensamento sobre o assunto por meio de vértices que nos apresentam o modo como a marcha do gesto de apropriação transfigurou o espaço epistolar em um espaço de proposição, experimentação e acontecimento do pensamento, sendo ele artístico. Dessa forma, lidar com tais objetos do cotidiano atravessados pelos desenhos-escritos inferiu em retirá-los das classificações normalmente atreladas a eles, a saber, Cartas Ilustradas , e criar um debate ancorado pelo termo Carta-desenho , que visa perceber como a reapropriação plástica desses itens se deu entre a potência da ambivalência do traço, o pensamento sobre transformação da função da carta, a inserção do desenho em meio aos escritos e a consequente construção de visualidades em uma materialidade que, antes de tudo, é gráfica. A percepção desse lugar de encontro poético entre o desenho e a escrita possibilitou a expansão do espectro de interpretação crítica para esses objetos híbridos, que, em sua dualidade, potencializam o gesto desenhado, criam ocorrências de outras ordens e desordens e, principalmente, rompem os limites da escrita e do desenho enquanto fixação do pensamento em cartas. Algo que nos possibilita vê-los também como elementos fundamentais de um jogo gráfico que promove um espaço de ação e acontecimento artístico-poético, e não só de diálogo, nas missivas. |
Abstract: | Cette thèse expose une recherche dans la Collection de l écrivain brésilien Mário de Andrade, entre Collection d Arts Visuels et Archive, afin de comprendre comment certains artistes modernistes, entre 1920 et 1931, à savoir, Anita Malfatti, John Graz, Victor Brecheret, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral e Cícero Dias, ont utilisé des dessins en lettres envoyées à l'écrivain de São Paulo. Ceci est une confrontation complexe entre les différentes positions prises par les artistes visuels au milieu des caractères de l écriture et de l'impact de ces actions sur la sensibilité du collectionneur. Avec ces données, nous cherchons à construire une réflexion sur le sujet à travers les sommets qui nous présentent la façon dont le geste d'appropriation transfigure l'espace épistolaires dans un espace de proposition, expérimentation et l'événement de la pensée, qui est aussi artistique. Ainsi, traiter de tels objets du quotidien traversés par les dessins-écrits, a demandé de les retirer de l atribuition habituellement liés à eux, à savoir, Lettres Illustrées , et de créer un débat ancré par le terme «Lettre-Dessin", qui vise à comprendre comment la réappropriation plastique de ces objets a eu lieu entre la puissance de l'ambivalence du trait, la réflexion sur la transformation de la fonction de la lettre, l'insertion du dessin parmi les écrits et, par conséquent, la construction d'une visualité dans une materialité qui, tout d'abord, est graphique. La perception de ce lieu de rencontre poétique entre le dessin et l'écriture a permis l'expansion du spectre d'interprétation critique pour ces objets hybrides, qui, dans sa leur dualité, potentialisent le geste dessiné, créent des occurrences d'autres ordres et désordres et, surtout, ils brisent les limites de l'écriture et du dessin tout en fixant la pensée en lettres. Quelque chose qui nous permet de les regarder ainsi que des éléments clés d'un jeu graphique qui promeut un espace d'action et de manifestation artistique-poétique, et non seulement le dialogue, en missives. |
Palavras-chave: | Dessin Espace épistolaire Propositions artistiques Collection Desenho brasileiro Cartas brasileiras Andrade, Mário de, 1893-1945 Coleções particulares Desenho Espaço epistolar Proposições artísticas Coleção |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citação: | CAETANO, Renata Oliveira. Diálogos traçados: as cartas-desenho na Coleção Mário de Andrade. 2017. 311 f. Tese (Doutorado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7384 |
Data de defesa: | 27-Abr-2017 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Renata Oliveira Caetano - Tese - Pre-textuais- Cap 3.pdf | 4,81 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Renata Oliveira Caetano - Tese - Cap 4 - Anexos.pdf | 6,88 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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