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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7389
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Argila, corpo, encontro: processos de arte para outreidade |
Título(s) alternativo(s): | Clay, body, encounter: art processes for otherness |
Autor: | Medeiros, Mariana Novaes de ![]() |
Primeiro orientador: | Victorio Filho, Aldo |
Primeiro membro da banca: | Gueron, Rodrigo |
Segundo membro da banca: | Valle, Lílian de Aragão Bastos do |
Terceiro membro da banca: | Costa, Mauro José Sá Rego |
Quarto membro da banca: | Barreto, Jorge Mascarenhas Menna |
Quinto membro da banca: | Frydberg, Marina Bay |
Resumo: | Este trabalho é um acercamento de determinados procedimentos artísticos que envolvem o corpo desde a década de sessenta até a atualidade, tendo como balizadora a articulação entre os conceitos de corpo, corporeidade, arte, ensino e outreidade. Parte de uma proposição dialógica para os conceitos fundamentais do pensamento fenomenológico aplicados à arte. Para tanto, busca uma atualização do projeto artístico da artista Lygia Clark, admitindo que suas proposições trazem elementos fundantes dos procedimentos que a arte atual apresenta. São apontadas características específicas de suas proposições que se mantêm presentes hoje e que o são, justamente, por terem constituído um marco profundo no percurso nacional de arte. Esta atualização, que se permite apontar para os trabalhos de Lygia e trazê-los à discussão por um pensamento mais conciliador e menos excludente, se construiu com autores das áreas da filosofia, antropologia, sociologia, psicanálise, crítica e história da arte, além do pensamento da própria artista. Para articular os conceitos citados são abordados momentos distintos da arte brasileira, através da análise dos procedimentos poéticos e metodologias de ensino das artistas Celeida Tostes e Rosana Bortolin, além de Lygia Clark |
Abstract: | This work is an approach of certain artistic procedures that involve the body from the sixties up to the present time, having as a beacon the articulation between the concepts of body, embodiment, art, education and otherness. Starts from a dialogical proposition for the fundamental concepts of phenomenological thought applied to art. In order to do so, it seeks an update of the artistic project of the artist Lygia Clark, admitting that its propositions bring fundamental elements of the procedures that the present art shows. Specific characteristics of his propositions are pointed out that are still present today and which are precisely because they have been a profound boundary in the national art course. This update, which allows us to point to the works of Lygia and bring them to the discussion by a more conciliatory and less exclusionary thought, was constructed with authors from the areas of philosophy, anthropology, sociology, psychoanalysis, criticism and art history, besides of her own thoughts. To articulate the concepts mentioned, different moments of Brazilian art are approached through the analysis of the poetic procedures and teaching methodologies of the artists Celeida Tostes and Rosana Bortolin, as well as Lygia Clark |
Palavras-chave: | Body Subjectivity Relational art Art education Otherness Corpo Subjetividade Ensino da arte Outreidade Arte relacional Corpo como suporte da arte Clark, Lygia, 1920-1988 |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7389 |
Data de defesa: | 8-Mar-2017 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Artes |
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Mariana Novaes de Medeiros - Tese.pdf | 7,34 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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