Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7391
Tipo do documento: Tese
Título: Lady Incentivo SEX 2018: disco sobre tese, amor e dinheiro
Título(s) alternativo(s): Lady Incentivo SEX 2018: disc on thesis, love and money
Autor: Faleiros, Fabiana Amélio 
Primeiro orientador: Basbaum, Ricardo Roclaw
Primeiro membro da banca: Geraldo, Sheila Cabo
Segundo membro da banca: Silva, Denise Espírito Santo da
Terceiro membro da banca: Alcure, Adriana Schneider
Quarto membro da banca: Donini, Angela Aparecida
Resumo: Nesta disco-tese, partimos da invenção da Lady Incentivo, personagem e agente inicial de minhas incursões na intersecção corpo-megafone-cidade. Diante do incômodo frente ao processo voraz de privatização da cultura contemporânea e de reforço da estrutura hetero-patriarcal-branca, analisaremos a privatização da cultura, das terras e dos corpos a partir de teorias e práticas feministas descoloniais e despatriarcais. Desmontaremos ficções históricas que criaram a categoria mulher universal com desvios necessários e urgentes a partir dos quais tem sido possível sustentar a ideia de um processo criativo em sintonia com a subjetividade que resiste no lócus fraturado da diferença colonial. Entre os blocos mais densos de texto propomos uma escrita sonora feita ao vivo em redes sociais da internet durante o processo da pesquisa. São começos e recomeços desta disco-tese que nos levarão para uma narrativa ficcional composta a partir de uma escrita coletiva. Descreveremos tanto práticas estéticas, políticas e éticas já vigentes no campo da performance quanto nos lançaremos ao desafio de imaginar outros futuros possíveis
Abstract: In this thesis-album we start from the invention of Lady Incentivo, the character and initial agent of my inroads in the intersection of body-megaphone-city. Facing discomfort before the voracious process of privatization of contemporary culture and the strengthening of the hetero-patriarchal-white structure, we will analyze the privatization of culture, and of the land and the bodies from feminist, decolonial and unpatriarchal theories and practices. We will dismantle historic fictions that created the universal woman category with necessary and urgent detours from which it has been possible to sustain the idea of a creative process in tune with the subjectivity that resists in the locus of the colonial difference. Between denser blocks of text, we propose an aural writing made live on social networks on the internet during the process of elaboration of the present research. They are starts and restarts of this thesis-album that will lead us to a fictional narrative composed from a collective process of writing. We will describe aesthetic, political and ethical practices already in course in the field of performance as much as we will launch ourselves into the challenge of imagining different possible futures
Palavras-chave: Contemporary art
Performativity
Voice
Intersectional feminism
Cultural economy
Arte contemporânea
Performatividade
Voz
Feminismo interseccional
Economia da cultura
Arte moderna Brasil Séc. XXI
Feminismo e arte
Arte e sociedade
Política cultural
Performance (Arte)
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: FALEIROS, Fabiana Amélio. Lady Incentivo SEX 2018: disco sobre tese, amor e dinheiro. 2017. 143 f. Tese (Doutorado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7391
Data de defesa: 31-Mar-2017
Aparece nas coleções:Doutorado em Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Fabiana Amelio Faleiros_Tese.pdf11,49 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.