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Tipo do documento: Tese
Título: Fábricas de ter sido: produção de presença impura
Título(s) alternativo(s): Factories of the self: producing impure presence
Autor: Mello, Nathália Martins de 
Primeiro orientador: Costa, Luiz Cláudio da
Primeiro membro da banca: Freitas, Nanci de
Segundo membro da banca: Danziger, Leila Maria Brasil
Terceiro membro da banca: Monteiro, Gabriela Lirio Gurgel
Quarto membro da banca: Keiserman, Nara Waldemar
Resumo: Esta pesquisa consiste em um estudo sobre meu trabalho artístico Fábricas de Ter Sido. A partir da assimilação de que o corpo nesse trabalho é povoado por fantasmas que constituem uma rede heterogênea de vozes femininas, faremos um estudo sobre a memória. Engajando com as noções de origem, memória e narrativa, o passado emerge nessa performance como deslocamento do pensamento da especificidade da performance como evento efêmero que não permanece. Veremos como o corpo da mestiça recusa a defesa da performance como impermanência ao negar que essa prática seja pensada pelo viés da representação ou do arquivo. No lugar imaginado do trabalho em questão há retorno das vozes silenciadas. As figuras femininas subalternas, apagadas no passado, emergem através dos modos de permanência do corpo em performance. Aquilo que foi enterrado retorna. A resistência dessas vozes silenciadas revelam a potência vital da sobrevivência do que não pode ser esquecido. Corpo e tempo são trânsito: se para a psicanálise a imagem da morte, deve ser removida, no sentido de que deve ser apagada e substituída por uma ordem narrativa cronológica, em Fábricas de Ter Sido, re-mover significa colocar aquilo que está imobilizado para mover novamente. A presença é impura na performance porque faz imagens no presente a partir da memória em transformação
Abstract: This thesis consists of reflections on both the artistic research and the creative process of Fábricas de Ter Sido developed during the four year doctoral programme. Commencing from the conception of body that appears in this work, I discuss the presence of the performative body. The body in Fábricas de Ter Sido appears populated by ghosts of a heterogeneous network of female voices - tatters of family memories, the history of psychoanalysis and fictions and myths created. Engaging with the notions of place of origin, memory and narrative, the past emerges in Fábricas de Ter Sido, disarticulating the body s actuality, shifting thinking from the specificity of performance as an ephemeral event that does not remain. The mestizo Papagoiaba s corporeal time occurs in the impermanence of losses in the present, but appears in the marks left by the circulation of the remains that survive in the body. Performance is not thought of as pure impermanence, nor does it return to the practice of representing the past. It refuses the logic of the archive. Female figures, real and fictional, emerge in the body in performance. That which has been buried returns and the resistance of silenced voices reveals the vital power of survival that can t be forgotten. If for psychoanalysis the image of death should be erased and replaced by a chronological narrative order, in Fábricas de Ter Sido, to re-move means to set that which is immobilized into motion again. The presence of the body in performance becomes, in this work, an impure presence constituting images that do not refuse memory
Palavras-chave: Temporalities
Mestizo
Impure presence
Temporalidades
Mestiça
Presença impura
Trauma
Figura humana na arte
Corpo como suporte da arte
Mulheres na arte
Memória na arte
Performance (Arte)
Tempo na arte
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: MELLO, Nathália Martins de. Fábricas de ter sido: produção de presença impura. 2017. 155 f. Tese (Doutorado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7396
Data de defesa: 3-Ago-2017
Aparece nas coleções:Doutorado em Artes

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