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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7396
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Fábricas de ter sido: produção de presença impura |
Título(s) alternativo(s): | Factories of the self: producing impure presence |
Autor: | Mello, Nathália Martins de ![]() |
Primeiro orientador: | Costa, Luiz Cláudio da |
Primeiro membro da banca: | Freitas, Nanci de |
Segundo membro da banca: | Danziger, Leila Maria Brasil |
Terceiro membro da banca: | Monteiro, Gabriela Lirio Gurgel |
Quarto membro da banca: | Keiserman, Nara Waldemar |
Resumo: | Esta pesquisa consiste em um estudo sobre meu trabalho artístico Fábricas de Ter Sido. A partir da assimilação de que o corpo nesse trabalho é povoado por fantasmas que constituem uma rede heterogênea de vozes femininas, faremos um estudo sobre a memória. Engajando com as noções de origem, memória e narrativa, o passado emerge nessa performance como deslocamento do pensamento da especificidade da performance como evento efêmero que não permanece. Veremos como o corpo da mestiça recusa a defesa da performance como impermanência ao negar que essa prática seja pensada pelo viés da representação ou do arquivo. No lugar imaginado do trabalho em questão há retorno das vozes silenciadas. As figuras femininas subalternas, apagadas no passado, emergem através dos modos de permanência do corpo em performance. Aquilo que foi enterrado retorna. A resistência dessas vozes silenciadas revelam a potência vital da sobrevivência do que não pode ser esquecido. Corpo e tempo são trânsito: se para a psicanálise a imagem da morte, deve ser removida, no sentido de que deve ser apagada e substituída por uma ordem narrativa cronológica, em Fábricas de Ter Sido, re-mover significa colocar aquilo que está imobilizado para mover novamente. A presença é impura na performance porque faz imagens no presente a partir da memória em transformação |
Abstract: | This thesis consists of reflections on both the artistic research and the creative process of Fábricas de Ter Sido developed during the four year doctoral programme. Commencing from the conception of body that appears in this work, I discuss the presence of the performative body. The body in Fábricas de Ter Sido appears populated by ghosts of a heterogeneous network of female voices - tatters of family memories, the history of psychoanalysis and fictions and myths created. Engaging with the notions of place of origin, memory and narrative, the past emerges in Fábricas de Ter Sido, disarticulating the body s actuality, shifting thinking from the specificity of performance as an ephemeral event that does not remain. The mestizo Papagoiaba s corporeal time occurs in the impermanence of losses in the present, but appears in the marks left by the circulation of the remains that survive in the body. Performance is not thought of as pure impermanence, nor does it return to the practice of representing the past. It refuses the logic of the archive. Female figures, real and fictional, emerge in the body in performance. That which has been buried returns and the resistance of silenced voices reveals the vital power of survival that can t be forgotten. If for psychoanalysis the image of death should be erased and replaced by a chronological narrative order, in Fábricas de Ter Sido, to re-move means to set that which is immobilized into motion again. The presence of the body in performance becomes, in this work, an impure presence constituting images that do not refuse memory |
Palavras-chave: | Temporalities Mestizo Impure presence Temporalidades Mestiça Presença impura Trauma Figura humana na arte Corpo como suporte da arte Mulheres na arte Memória na arte Performance (Arte) Tempo na arte |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citação: | MELLO, Nathália Martins de. Fábricas de ter sido: produção de presença impura. 2017. 155 f. Tese (Doutorado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7396 |
Data de defesa: | 3-Ago-2017 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Artes |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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