Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7397
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Realismo de confronto: a representação do imprevisível |
Título(s) alternativo(s): | Confrontational realism: representing the unpredictable |
Autor: | Amaral, Marcela de Souza |
Primeiro orientador: | Gueron, Rodrigo |
Primeiro membro da banca: | Martins, India Mara |
Segundo membro da banca: | Barroso, Elianne Ivo |
Terceiro membro da banca: | Campos, Marcelo Gustavo Lima de |
Quarto membro da banca: | Cruz, Jorge Luiz |
Resumo: | O presente estudo propõe uma investigação sobre o conceito de realismo de confronto , que pode ser localizado em processos e posturas cinematográficas que colocam o real em questão. Para validar o conceito, buscamos confirmar uma hipótese central, que abriga três outras questões importantes e que, em conjunto, configuram e dão base a estratégias que colocariam em confronto as formas representacionais do cinema, promovendo uma alteração no nível do realismo fílmico. Sob a ideia geral de que o realismo de confronto traz a realidade para dentro da representação, identifica-se uma forma realista que absorveria a própria imprevisibilidade da realidade como forma de expressão, e que seria colocada em confronto com as formas representativas do próprio filme. A partir desse conceito busca-se compreender práticas não necessariamente recentes do cinema; mas que ganharam força e importância na teoria e na prática cinematográficas na atualidade e com isso, podem configurar uma alternativa ao entendimento do realismo |
Abstract: | The present study proposes an investigation on the concept of "confrontational realism", which can be found in cinematographic schemes and practices that put the Real in question. In order to validate the concept, we seek to confirm a central hypothesis, which embaces three other important questions and that toghether configure and support strategies that would put into confrontation the representational modes of cinema, sponsoring a change in the level of realism in films. Under the general idea that confrontational realism brings reality into representation, it may identify a realistic form that would absorb the unpredictability of reality as a form of expression, and that would be confronted with the representative forms in the film. This concept s study seeks to understand not so recent practices of cinema; but practices that have gained strength and importance in cinematographic theory and practice in actual days and may help to configure an alternative to the understanding of realism |
Palavras-chave: | Realism Confrontation Reality Representation Realismo Confronto Realidade Real Representação Cinema Realismo no cinema Realidade virtual na arte |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citação: | AMARAL, Marcela de Souza. Realismo de confronto: a representação do imprevisível. 2018. 118 f. Tese (Doutorado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7397 |
Data de defesa: | 3-Set-2018 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Marcela de Souza Amaral_Tese.pdf | 698,18 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.