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Tipo do documento: Tese
Título: A cuíca está roncando: uma abordagem dos aspectos visuais das revistas carnavalescas de Walter Pinto dos anos 40, e seu diálogo com o carnaval carioca
Título(s) alternativo(s): The cuíca is playing: an analysis of the visual aspects of Walter Pinto s carnival revues from the 1940s, and their dialogue with the Rio de Janeiro carnival
Autor: Marques, Maximiliano Almeida Bastos da Costa 
Primeiro orientador: Ferreira, Luiz Felipe
Primeiro membro da banca: Goes, Frederico Augusto Liberalli de
Segundo membro da banca: Frade, Isabela Nascimento
Terceiro membro da banca: Shaw, Lisa
Quarto membro da banca: Cavalcanti, Maria Laura Viveiros de Castro
Resumo: Esta pesquisa aborda aspectos diversos do teatro de revista produzido por Walter Pinto no Rio de Janeiro em especial o tipo carnavalesco (anos 40) , enfatizando a crescente modernização de produção, o maior profissionalismo, a dinâmica cultural e o esplendor visual nele encontrados, decorrentes do diálogo do empresário com concepções plásticas desenvolvidas em diferentes meios culturais (nacionais e internacionais), tais como o teatro musicado parisiense, o cinema hollywoodiano, o carnaval carioca, entre outros. Propõe-se, também, a investigar como o imaginário carnavalesco foi construído nas revistas de carnaval do produtor, através dos vários elementos, personagens e textos que as integram, trabalhando com a hipótese de que seus espetáculos traduzidos pelo glamour, luxo e aparato cênico de grandes proporções inspiraram mudanças estéticas na idealização e realização dos desfiles de escolas de samba do Rio de Janeiro.
Abstract: This research deals with several aspects of the musical theater ( teatro de revista ) produced by Walter Pinto in Rio de Janeiro especially the carnival type (40s) , emphasizing the increasing modernization of the production, the greater professionalism, the cultural dynamics, and visual splendor found in it, resulting from the businessman's dialogue with plastic concepts developed in different cultural media (national and international), such as the parisian musical theater, the hollywood cinema, the carnival in Rio de Janeiro, among others. It is also proposed to investigate how the carnival imaginary was constructed in the producer's carnival shows, through the various elements, characters, and texts that integrate them, working with the hypothesis that his shows translated by the glamour, luxury, and scenic apparatus of great proportions inspired aesthetic changes in the idealization and achievement of the samba schools parades of Rio de Janeiro.
Palavras-chave: Carnival musical theater
Brazilian musical theater
Carnival from Rio de Janeiro
Samba schools of Rio de Janeiro
Teatro de revista
Pinto, Walter, 1913-1994
Escolas de samba Rio de Janeiro
Walter Pinto
Teatro de revista carnavalesco
Teatro de revista brasileiro
Carnaval do Rio de Janeiro
Escolas de samba cariocas
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: MARQUES, Maximiliano Almeida Bastos da Costa. A cuíca está roncando: uma abordagem dos aspectos visuais das revistas carnavalescas de Walter Pinto dos anos 40, e seu diálogo com o carnaval carioca. 2018. 221 f. Tese (Doutorado em Arte) - Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7399
Data de defesa: 30-Jul-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Artes

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