Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7399
Tipo do documento: | Tese |
Título: | A cuíca está roncando: uma abordagem dos aspectos visuais das revistas carnavalescas de Walter Pinto dos anos 40, e seu diálogo com o carnaval carioca |
Título(s) alternativo(s): | The cuíca is playing: an analysis of the visual aspects of Walter Pinto s carnival revues from the 1940s, and their dialogue with the Rio de Janeiro carnival |
Autor: | Marques, Maximiliano Almeida Bastos da Costa |
Primeiro orientador: | Ferreira, Luiz Felipe |
Primeiro membro da banca: | Goes, Frederico Augusto Liberalli de |
Segundo membro da banca: | Frade, Isabela Nascimento |
Terceiro membro da banca: | Shaw, Lisa |
Quarto membro da banca: | Cavalcanti, Maria Laura Viveiros de Castro |
Resumo: | Esta pesquisa aborda aspectos diversos do teatro de revista produzido por Walter Pinto no Rio de Janeiro em especial o tipo carnavalesco (anos 40) , enfatizando a crescente modernização de produção, o maior profissionalismo, a dinâmica cultural e o esplendor visual nele encontrados, decorrentes do diálogo do empresário com concepções plásticas desenvolvidas em diferentes meios culturais (nacionais e internacionais), tais como o teatro musicado parisiense, o cinema hollywoodiano, o carnaval carioca, entre outros. Propõe-se, também, a investigar como o imaginário carnavalesco foi construído nas revistas de carnaval do produtor, através dos vários elementos, personagens e textos que as integram, trabalhando com a hipótese de que seus espetáculos traduzidos pelo glamour, luxo e aparato cênico de grandes proporções inspiraram mudanças estéticas na idealização e realização dos desfiles de escolas de samba do Rio de Janeiro. |
Abstract: | This research deals with several aspects of the musical theater ( teatro de revista ) produced by Walter Pinto in Rio de Janeiro especially the carnival type (40s) , emphasizing the increasing modernization of the production, the greater professionalism, the cultural dynamics, and visual splendor found in it, resulting from the businessman's dialogue with plastic concepts developed in different cultural media (national and international), such as the parisian musical theater, the hollywood cinema, the carnival in Rio de Janeiro, among others. It is also proposed to investigate how the carnival imaginary was constructed in the producer's carnival shows, through the various elements, characters, and texts that integrate them, working with the hypothesis that his shows translated by the glamour, luxury, and scenic apparatus of great proportions inspired aesthetic changes in the idealization and achievement of the samba schools parades of Rio de Janeiro. |
Palavras-chave: | Carnival musical theater Brazilian musical theater Carnival from Rio de Janeiro Samba schools of Rio de Janeiro Teatro de revista Pinto, Walter, 1913-1994 Escolas de samba Rio de Janeiro Walter Pinto Teatro de revista carnavalesco Teatro de revista brasileiro Carnaval do Rio de Janeiro Escolas de samba cariocas |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citação: | MARQUES, Maximiliano Almeida Bastos da Costa. A cuíca está roncando: uma abordagem dos aspectos visuais das revistas carnavalescas de Walter Pinto dos anos 40, e seu diálogo com o carnaval carioca. 2018. 221 f. Tese (Doutorado em Arte) - Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7399 |
Data de defesa: | 30-Jul-2018 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Tese - Maximiliano Almeida Bastos da Costa Marques - 2018 - Completa | 9,54 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.