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Tipo do documento: Dissertação
Título: Super Escolas de Samba S/A: tensões e negociações no carnaval das escolas de samba do Rio de Janeiro, em 1982
Título(s) alternativo(s): Great Samba Schools Corporation: tensions and negotiations in the 1982 Samba School s carnival
Autor: Ribeiro, Tiago Luiz dos Santos 
Primeiro orientador: Ferreira, Luiz Felipe
Primeiro membro da banca: Guimarães, Helenise Monteiro
Segundo membro da banca: Frade, Isabela Nascimento
Resumo: Através da investigação sobre as mudanças no regulamento para o carnaval de 1982, do Rio de Janeiro, que propôs um desfile mais enxuto num período de ascensão das escolas de samba financiadas pelo jogo do bicho, este estudo aborda questões políticas, econômicas e artísticas da festa carnavalesca carioca. Para tanto, através do protagonismo do Império Serrano, campeão daquele ano, dividimos este trabalho em três partes: as motivações do personagem, o manifesto imperial e o confronto. Desta maneira, no primeiro capítulo, nos debruçamos sobre o conceito de quatro grandes agremiações do carnaval, esmiuçamos a relação entre os contraventores do jogo do bicho e as escolas de samba, narramos o processo de feitura do regulamento e analisamos o contexto da folia carioca da virada da década de 1970 e início de 1980. Na segunda parte, através da discussão sobre o conceito de tradição, observamos a proposta discursiva do Império Serrano, de 1982, que absorveu o contexto carnavalesco do período e transformou numa espécie de manifesto. No último capítulo, através da estética do enredo Bum bum paticumbum prugurundum e das diferentes maneiras que as agremiações lidaram com o polêmico regulamento daquele carnaval, observamos como as escolas de samba se comportam diante de tensões e negociações
Abstract: Through research on the changes in the 1982 Rio de Janeiro carnival regulation which had proposed, at the time, a leaner parade during a period of increase in the number of samba schools financed by Jogo do Bicho (an illegal and very popular gambling game in Brazil operated on a regional basis by mobsters), this paper addresses political, economic and artistic matters regarding Rio s carnival events. In order to do so, through the guiding role of a samba school named Império Serrano which had won the parade that very year, this paper has been divided into three main parts: the character s motivation, the imperial manifest and the confrontation. Thus, in the first chapter, we focus on the concept of the "big four" the 4 greatest samba schools, the relationship between Jogo do Bicho s mobsters with the samba schools, the process of the regulation s making in order to finally analyze the context in which the samba events of the 70s and 80s took place. The second chapter refers to the proposition of Império Serrano to create a manifesto out of the carnival context in the 1982. In conclusion, in the last chapter, through the "Bum bum paticumbum prugurundum" plot aesthetics and the different ways in which carnival associations dealt with the controversial carnival regulation of that year we investigate how samba schools behaved when confronted with tensions and negotiations
Palavras-chave: Carnival
Samba school
Tradition
Carnaval
Escola de samba
Tradição
Carnaval Rio de Janeiro (RJ) - História
Escolas de samba Rio de Janeiro (RJ) História
Jogo do bicho Rio de Janeiro (RJ)
Império Serrano (Escola de samba) - História
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: RIBEIRO, Tiago Luiz dos Santos. Super Escolas de Samba S/A: tensões e negociações no carnaval das escolas de samba do Rio de Janeiro, em 1982. 2018. 149 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7403
Data de defesa: 29-Out-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes

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