Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7405
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Mediação como atribuição de força a uma arte fraca |
Título(s) alternativo(s): | Mediation as strength s attribution to a weak art |
Autor: | Queiroz, Tania Maria Casares de ![]() |
Primeiro orientador: | Paixão, Alexandre Sá Barretto da |
Primeiro membro da banca: | Campos, Marcelo Gustavo Lima de |
Segundo membro da banca: | Costa, Carlos Eduardo Felix da |
Resumo: | Investiga a proximidade das questões da arte contemporânea com o público, sobretudo a intrínseca relação entre arte e vida, entendendo que é o que o faz dela se distanciar. Recorre, para tal, a levantamento de diferentes aspectos das rupturas provocadas pela arte moderna sob a ótica de artistas da época, apresenta artistas da contemporaneidade cuja obra e processos de trabalho sejam e/ou estejam atravessados e indiscerníveis de outros campos de conhecimento, historia o incremento da implantação dos programas educativos em instituições culturais e o desempenho dessas instituições como espaços de ensino e aprendizagem. Conclui introduzindo a possibilidade da participação de programas educativos no processo de reconhecimento e aproximação do público com o campo da arte contemporânea, e propõe perfis para aquele que poderia ser o mediador ou a mediação mais afim com os pressupostos da arte na atualidade |
Abstract: | Investigates the proximity of the contemporary art issues with the public, especially the intrinsic relation between art and life, understanding that it is what makes it distant. In order to achieve that, it brings different aspects of the ruptures provoked by modern art from the perspective of its own artists. It presents contemporaneous artists whose art works and creative processes are corelated and /or indiscernible from other fields of knowledge, describes the development of the educational programs in cultural institutions and the performance of these institutions as spaces of teaching and learning. Finally, it introduces the possibility of the participation of educational programs in the process of recognition and approximation of the public with the field of contemporary art. Also, proposes profiles for the one who could be the mediator or the mediation more related to the presuppositions of the current art |
Palavras-chave: | Art Contemporary art Learning Education Educational programs Arte Arte contemporânea Ensino Educação Programas educacionais Arte e educação Arte moderna Séc. XXI Arte e sociedade Artistas e comunidade |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citação: | QUEIROZ, Tania Maria Casares de. Mediação como atribuição de força a uma arte fraca. 2018. 66 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7405 |
Data de defesa: | 7-Nov-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Tania Maria Casares de Queiroz_Dissertacao.pdf | 795,76 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.