Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7405
Tipo do documento: Dissertação
Título: Mediação como atribuição de força a uma arte fraca
Título(s) alternativo(s): Mediation as strength s attribution to a weak art
Autor: Queiroz, Tania Maria Casares de 
Primeiro orientador: Paixão, Alexandre Sá Barretto da
Primeiro membro da banca: Campos, Marcelo Gustavo Lima de
Segundo membro da banca: Costa, Carlos Eduardo Felix da
Resumo: Investiga a proximidade das questões da arte contemporânea com o público, sobretudo a intrínseca relação entre arte e vida, entendendo que é o que o faz dela se distanciar. Recorre, para tal, a levantamento de diferentes aspectos das rupturas provocadas pela arte moderna sob a ótica de artistas da época, apresenta artistas da contemporaneidade cuja obra e processos de trabalho sejam e/ou estejam atravessados e indiscerníveis de outros campos de conhecimento, historia o incremento da implantação dos programas educativos em instituições culturais e o desempenho dessas instituições como espaços de ensino e aprendizagem. Conclui introduzindo a possibilidade da participação de programas educativos no processo de reconhecimento e aproximação do público com o campo da arte contemporânea, e propõe perfis para aquele que poderia ser o mediador ou a mediação mais afim com os pressupostos da arte na atualidade
Abstract: Investigates the proximity of the contemporary art issues with the public, especially the intrinsic relation between art and life, understanding that it is what makes it distant. In order to achieve that, it brings different aspects of the ruptures provoked by modern art from the perspective of its own artists. It presents contemporaneous artists whose art works and creative processes are corelated and /or indiscernible from other fields of knowledge, describes the development of the educational programs in cultural institutions and the performance of these institutions as spaces of teaching and learning. Finally, it introduces the possibility of the participation of educational programs in the process of recognition and approximation of the public with the field of contemporary art. Also, proposes profiles for the one who could be the mediator or the mediation more related to the presuppositions of the current art
Palavras-chave: Art
Contemporary art
Learning
Education
Educational programs
Arte
Arte contemporânea
Ensino
Educação
Programas educacionais
Arte e educação
Arte moderna Séc. XXI
Arte e sociedade
Artistas e comunidade
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: QUEIROZ, Tania Maria Casares de. Mediação como atribuição de força a uma arte fraca. 2018. 66 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7405
Data de defesa: 7-Nov-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tania Maria Casares de Queiroz_Dissertacao.pdf795,76 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.