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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7406
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Jardins precários: flagrantes conceituais e acoplagens teórico-poéticas em torno das naturezas da arte |
Título(s) alternativo(s): | Jardins précaires: liens conceptuels et théoriques-poétiques flagrants autour des natures de l'art |
Autor: | Aquino, Cecilia Cavalieri de |
Primeiro orientador: | Santos, Roberto Corrêa dos |
Primeiro membro da banca: | Victorio Filho, Aldo |
Segundo membro da banca: | Vasconcellos, Jorge Luiz Rocha de |
Resumo: | Por que somos tão melancólicos? Seria o esforço do homem ocidental de separar-se da terra, de se desnaturalizar , a origem de nossa melancolia? O quão distantes da terra estaríamos nós? Em que medida homem e terra seriam distintos ou dissociáveis? É movida por estas perguntas que a artista Cecilia Cavalieri nos convida à possibilidade esperançosa de recobrarmos uma intimidade e uma escuta profunda com relação à terra. Nesta dissertação a artista articula experiências de arte/vida nos espaços limítrofes entre homem e natureza, onde cada obra se dá como um jardim, um microcosmo próprio, e problematiza a relação do Antropoceno com a Melancolia. E frente a dois abismos, os binômios arte/vida e natureza/cultura, a artista percorre um caminho plástico que tenta deslindar uma certa gênese dessa melancolia, mas vista por um viés contemporâneo, poético, por meio da idealização e da perda da natureza, da terra. Em tempos de catástrofes e mudanças climáticas, consequências de nossa devastadora separação da natureza, um jardim suspenso sustentado por um espelho nos devolve aos nossos pés no chão. E olhar para cima ou para as estrelas, ou para os tantos espelhos com os quais a dissertação nos confronta, é nos lembrarmos de nossa fragilidade e da falta constitutiva da vida que nos liga e nos move em direção ao outro e à terra. Jardins Precários é uma colagem entre ficção e realidade e nele elementos da natureza se misturam a fissuras urbanas e compõem cenários precários e difíceis. O quanto de natureza o homem ocidental foi arrancando de si e colocando do lado de fora, no mundo, no ambiente, na paisagem, distanciando-se dela, diferenciando-se dela, negativando-se dela, colocando-se no lugar do artifício, recusando-a? Essa é a pergunta que a dissertação deixa em aberto, sem pretensões de responder |
Abstract: | "Pourquoi sommes-nous si mélancoliques? Était-ce l'effort de l'homme occidental pour se séparer de la terre, pour «dénaturer» l'origine de notre mélancolie? À quelle distance de la terre serions-nous? Dans quelle mesure l'homme et la terre seraient-ils distincts ou dissociables? »Il est ému par ces questions que l'artiste Cecilia Cavalieri nous invite à la possibilité pleine d'espoir de retrouver une intimité et une écoute profonde de la terre. Dans cette thèse, l'artiste articule des expériences d'art / vie dans les espaces voisins entre l'homme et la nature, où chaque uvre est donnée comme un jardin, son propre microcosme, et discute des relations de l'anthropocène avec Mélancolie. Et les deux avant précipices, l'art binomiale / vie et nature / culture, l'artiste exécute une manière plastique essayant de démêler une certaine genèse de cette mélancolie, mais vu par un parti pris contemporain, poétique, à travers l'idéalisation et la nature de la perte, de la terre. En temps de catastrophes et de changements climatiques, conséquences de notre séparation dévastatrice de la nature, un jardin suspendu soutenu par un miroir nous renvoie à nos pieds sur le sol. Et lever les yeux ou regarder les étoiles, ou les nombreux miroirs auxquels la dissertation nous confronte, c'est se souvenir de notre fragilité et du manque de vie constitutif qui nous lie et nous conduit vers l'autre et vers la terre. Les Jardins Precaires sont un collage entre fiction et réalité, dans lequel les éléments de la nature se mêlent aux fissures urbaines et constituent des scénarios précaires et difficiles. Combien nature l'homme occidental lui tirait et de mettre à l'extérieur, dans le monde, l'environnement, la campagne, loin de là, se différenciant negativando elle, se mettre à la place de l'artifice, le refuser? C'est la question que la dissertation laisse ouverte, sans prétention à répondre |
Palavras-chave: | Mélancolie Art-vie Sujet crise Nature Arte e sociedade Homem Influência sobre a natureza Natureza na arte Aquino, Cecília - Exposições Melancolia na arte Melancolia Arte-vida Crise do sujeito Natureza |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citação: | AQUINO, Cecilia Cavalieri de. Jardins precários: flagrantes conceituais e acoplagens teórico-poéticas em torno das naturezas da arte. 2015. 97 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7406 |
Data de defesa: | 27-Mar-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Artes |
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