Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7406
Tipo do documento: Dissertação
Título: Jardins precários: flagrantes conceituais e acoplagens teórico-poéticas em torno das naturezas da arte
Título(s) alternativo(s): Jardins précaires: liens conceptuels et théoriques-poétiques flagrants autour des natures de l'art
Autor: Aquino, Cecilia Cavalieri de 
Primeiro orientador: Santos, Roberto Corrêa dos
Primeiro membro da banca: Victorio Filho, Aldo
Segundo membro da banca: Vasconcellos, Jorge Luiz Rocha de
Resumo: Por que somos tão melancólicos? Seria o esforço do homem ocidental de separar-se da terra, de se desnaturalizar , a origem de nossa melancolia? O quão distantes da terra estaríamos nós? Em que medida homem e terra seriam distintos ou dissociáveis? É movida por estas perguntas que a artista Cecilia Cavalieri nos convida à possibilidade esperançosa de recobrarmos uma intimidade e uma escuta profunda com relação à terra. Nesta dissertação a artista articula experiências de arte/vida nos espaços limítrofes entre homem e natureza, onde cada obra se dá como um jardim, um microcosmo próprio, e problematiza a relação do Antropoceno com a Melancolia. E frente a dois abismos, os binômios arte/vida e natureza/cultura, a artista percorre um caminho plástico que tenta deslindar uma certa gênese dessa melancolia, mas vista por um viés contemporâneo, poético, por meio da idealização e da perda da natureza, da terra. Em tempos de catástrofes e mudanças climáticas, consequências de nossa devastadora separação da natureza, um jardim suspenso sustentado por um espelho nos devolve aos nossos pés no chão. E olhar para cima ou para as estrelas, ou para os tantos espelhos com os quais a dissertação nos confronta, é nos lembrarmos de nossa fragilidade e da falta constitutiva da vida que nos liga e nos move em direção ao outro e à terra. Jardins Precários é uma colagem entre ficção e realidade e nele elementos da natureza se misturam a fissuras urbanas e compõem cenários precários e difíceis. O quanto de natureza o homem ocidental foi arrancando de si e colocando do lado de fora, no mundo, no ambiente, na paisagem, distanciando-se dela, diferenciando-se dela, negativando-se dela, colocando-se no lugar do artifício, recusando-a? Essa é a pergunta que a dissertação deixa em aberto, sem pretensões de responder
Abstract: "Pourquoi sommes-nous si mélancoliques? Était-ce l'effort de l'homme occidental pour se séparer de la terre, pour «dénaturer» l'origine de notre mélancolie? À quelle distance de la terre serions-nous? Dans quelle mesure l'homme et la terre seraient-ils distincts ou dissociables? »Il est ému par ces questions que l'artiste Cecilia Cavalieri nous invite à la possibilité pleine d'espoir de retrouver une intimité et une écoute profonde de la terre. Dans cette thèse, l'artiste articule des expériences d'art / vie dans les espaces voisins entre l'homme et la nature, où chaque uvre est donnée comme un jardin, son propre microcosme, et discute des relations de l'anthropocène avec Mélancolie. Et les deux avant précipices, l'art binomiale / vie et nature / culture, l'artiste exécute une manière plastique essayant de démêler une certaine genèse de cette mélancolie, mais vu par un parti pris contemporain, poétique, à travers l'idéalisation et la nature de la perte, de la terre. En temps de catastrophes et de changements climatiques, conséquences de notre séparation dévastatrice de la nature, un jardin suspendu soutenu par un miroir nous renvoie à nos pieds sur le sol. Et lever les yeux ou regarder les étoiles, ou les nombreux miroirs auxquels la dissertation nous confronte, c'est se souvenir de notre fragilité et du manque de vie constitutif qui nous lie et nous conduit vers l'autre et vers la terre. Les Jardins Precaires sont un collage entre fiction et réalité, dans lequel les éléments de la nature se mêlent aux fissures urbaines et constituent des scénarios précaires et difficiles. Combien nature l'homme occidental lui tirait et de mettre à l'extérieur, dans le monde, l'environnement, la campagne, loin de là, se différenciant negativando elle, se mettre à la place de l'artifice, le refuser? C'est la question que la dissertation laisse ouverte, sans prétention à répondre
Palavras-chave: Mélancolie
Art-vie
Sujet crise
Nature
Arte e sociedade
Homem Influência sobre a natureza
Natureza na arte
Aquino, Cecília - Exposições
Melancolia na arte
Melancolia
Arte-vida
Crise do sujeito
Natureza
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: AQUINO, Cecilia Cavalieri de. Jardins precários: flagrantes conceituais e acoplagens teórico-poéticas em torno das naturezas da arte. 2015. 97 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7406
Data de defesa: 27-Mar-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Cecilia Cavalieri de Aquino_Dissertacao.pdf6,79 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.