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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7407
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | #Cartografiadogolpe / Fervo também é luta |
Título(s) alternativo(s): | #Coup scartografy / Parties are also battling |
Autor: | Lopes, Daniel dos Santos ![]() |
Primeiro orientador: | Santos, Roberto Corrêa dos |
Primeiro coorientador: | Victorio Filho, Aldo |
Primeiro membro da banca: | Berino, Aristóteles de Paula |
Resumo: | Esta dissertação consiste num esforço de interpretação do Brasil contemporâneo, tendo como temporal analítica o Golpe Midiático-Jurídico de 2016. De caráter livre-associativo, o texto refletirá o atual momento da sociedade brasileira de maneira metaensaística desde o ponto de vista de quem está sombreado com a primeira presidente mulher da história brasileira. A ideia de reflexo aqui exprime o desejo não de descrever em nível histórico um encadeamento de eventos políticos, mas de pensar especulativamente sobre o percurso do país desde a destituição de Dilma Rousseff, cartografando a emergência (nas redes e nas ruas) da extraordinária crise que abrange o país como um todo a partir de acontecimentos conexos à ela. Entrevendo como a utilização de ferramentas e dispositivos de comunicação de uso popular compartilham uma dialógica comum com o processo político que culminou no golpe, quero sustentar que o colapso de nossa desintegração nacional antecipa a possibilidade de uma invenção política, revelando a conexão feita entre tais episódios com a crise nacional e o modo como eles foram absorvidos pelo imaginário popular no plano de sua prática contemporânea. Mais precisamente, tendo em conta que se tornaram objeto de expressão satírica nas redes sociais, especialmente sob a forma de memes e de viral na internet, pretendo sugerir que a divisão política contemporânea precisa ser lida na comensurabilidade entre o golpe (tomada de poder) e o que denomino de fervo (para abranger a reação popular subtraída da racionalidade política tradicional). De maneira quase aforística me reportarei a algumas linhas de interpretações que julgo críticas na medida em que suscitam a possibilidade de ver afora das divisões tradicionais, com seus limites e possibilidades previamente conhecidos. Apesar da opacidade necessária ao argumento, em outras palavras, imaginarei o comum como a rede de enlaçamento social que reúne de maneira conexa vontades causadas por novas subjetividades e, portanto, outro circuito de afetos |
Abstract: | This dissertation consists of an interpretation effort of contemporary Brazil, having as analytical time the Media-Legal Coup of 2016. Of a free-associative character, the text will reflect the present moment of the Brazilian society in a meta-sensorial way from the point of view of who is shaded with the first woman president of Brazilian history. The idea of reflection here expresses the desire not to describe at the historical level a chain of political events, but to think speculatively about the course of the country since the dismissal of Dilma Rousseff, mapping the emergence (in networks and on the streets) of the extraordinary crisis that covers the country as a whole from events related to it. Intending how the use of popular tools and communication devices share a common dialog with the political process that culminated in the coup, I want to argue that the collapse of our national disintegration anticipates the possibility of a political invention, revealing the connection made between such episodes with the national crisis and the way in which they were absorbed by the popular imagination at the level of their contemporary practice. More precisely, given that they have become the subject of satirical expression on social networks, especially in the form of memes and viral on the internet, I intend to suggest that contemporary political division needs to be read in the commensurability between coup and what I call "boiling" (to encompass the popular reaction subtracted from traditional political rationality). Almost aphoristically, I will refer to some lines of interpretation that I deem critical in that they raise the possibility of seeing beyond traditional divisions, with their limits and possibilities previously known. In spite of the necessary opacity to the argument, in other words, I will imagine the common as the network of social bonding that unites in a connected way wills caused by new subjectivities and, therefore, another circuit of affections |
Palavras-chave: | Cartography Blow 2016 Network-Streets Aesthetic-political tactics Cartografias Golpe 2016 Redes-Ruas Memes Táticas estético-políticas Política na arte Internet Aspectos políticos Redes sociais on-line Aspectos políticos |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citação: | LOPES, Daniel dos Santos. #Cartografiadogolpe / Fervo também é luta. 2018. 76 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7407 |
Data de defesa: | 9-Ago-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Artes |
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