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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7408
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A Petite Galerie, Franco Terranova e o circuito de arte no Rio de Janeiro, 1954-1988 |
Título(s) alternativo(s): | Petite Galerie, Franco Terranova and the art circuit in Rio de Janeiro, 1954-1988 |
Autor: | Corrêa, Gabriela Caspary ![]() |
Primeiro orientador: | Bueno, Guilherme da Silva |
Primeiro membro da banca: | Siqueira, Vera Beatriz Cordeiro |
Segundo membro da banca: | Lopes, Fernanda Cardoso |
Resumo: | Esta pesquisa propõe uma biografia da Petite Galerie (PG), galeria de arte que funcionou no Rio de Janeiro e em São Paulo entre 1954 e 1988, pontuada por um exame da trajetória de seu principal sócio, o marchand e escritor Franco Terranova (1923-2013). Com a história da PG como fio condutor, a formação do circuito de arte no Brasil, com foco no Rio de Janeiro, é discutida no contexto da passagem do moderno ao contemporâneo, e a contribuição da galeria e de Terranova na evolução das relações entre artistas, críticos, instituições e mercado de arte é abordada no período. A metodologia adotada faz uso de dados documentais reunidos junto ao acervo da galeria, em arquivos de jornais, obras críticas e entrevistas. Com base nesses dados, foi feito um levantamento da cronologia de exposições e eventos e a catalogação manual das publicações da galeira. Foram identificados cerca de 90 autores de textos críticos, 600 eventos e 160 artistas que tiveram passagem pela PG, incluindo alguns dos protagonistas das transformações vividas pela arte no Brasil nessas décadas. Segundo uma divisão proposta por Frederico Morais, a PG atravessou três grandes fases relacionadas aos endereços e aos sócios da galeria. A partir da análise do fluxo de atividades da PG, esta pesquisa identificou uma quarta e última fase, ligada às transformações econômicas e culturais dos anos 1980. As quatro fases são expostas cronologicamente e mostra-se que são marcadas pelos desafios de formação de público, profissionalização do mercado, busca de inovações comerciais e abertura para múltiplas linguagens artísticas e atividades culturais. Evidencia-se o papel da galeria como agente de ativação do circuito de arte no Rio de Janeiro e o de Franco Terranova como pensador, incentivador e provocador de novas relações entre os diferentes agentes |
Abstract: | This research proposes a biography of the Petite Galerie (PG), an art gallery that operated in Rio de Janeiro and São Paulo between 1954 and 1988, punctuated by an examination of the trajectory of its main partner, the marchand and writer Franco Terranova (1923- 2013). With the history of PG as the guiding thread, the formation of the art circuit in Brazil, focusing on Rio de Janeiro, is discussed in the context of the transition from the modern to the contemporary in art, and the contributions of the gallery and Terranova in the evolution of relationships between artists, critics, institutions and the art market are addressed in the period. The adopted methodology makes use of documentary data gathered from the the gallery s collection, as well as in newspapers archives, critical works and interviews. Based on these data, a survey of the chronology of exhibitions and events and the manual cataloging of gallery publications was done. About 90 authors of critical texts, 600 events and 160 artists were identified, including some of the protagonists of the transformations experienced by art in Brazil in those decades. According to a division proposed by Frederico Morais, PG went through three major phases corresponding to the successive partners and addresses of the gallery. From the analysis of the flow of activities of the PG, this research identified a fourth and final phase, linked to the economic and cultural transformations of the 1980s. The four phases are chronologically exposed and are shown to be marked by challenges in public formation, professional development of the market, search for commercial innovations and openness to multiple artistic languages and cultural activities. The roles of the gallery as an agent of activation of the art circuit in Rio de Janeiro and of Franco Terranova as a thinker, stimulating and provoking new relations between the different agents, are evidenced |
Palavras-chave: | Art gallery Art circuit Petite Galerie Franco Terranova Galeria de arte Circuito de arte Rio de Janeiro Galerias de arte comerciais Rio de Janeiro (RJ) História Arte brasileira Séc. XX Petite Galerie (Rio de Janeiro, RJ) - História Terranova, Franco, 1923- |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citação: | CORRÊA, Gabriela Caspary. A Petite Galerie, Franco Terranova e o circuito de arte no Rio de Janeiro, 1954-1988. 2018. 196 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7408 |
Data de defesa: | 21-Set-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Artes |
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