Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7410
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A vida social da rabeca na Marujada de Bragança (PA): biografia de um instrumento musical no século XXI |
Título(s) alternativo(s): | The social life of rabeca at Marujada of Bragança (PA): the biography of a musical instrument in the 21st century |
Autor: | Baptista, Bernardo Wagner Marques |
Primeiro orientador: | Lima, Ricardo Gomes |
Primeiro membro da banca: | Castro, Maurício Barros de |
Segundo membro da banca: | Fonseca, Edilberto José de Macedo |
Resumo: | Esta pesquisa aborda a biografia de um instrumento musical - a rabeca - vinculada à Marujada, manifestação popular de forte expressão na cidade de Bragança, no Pará, e seus recentes agenciamentos. Diferenciada de outras marujadas que estão presentes em diferentes pontos do país, em Bragança a manifestação teve início em 1789, organizada por uma irmandade negra em homenagem a São Benedito. No local, a marujada é caracterizada pela dança e tem como motivos musicais a roda, o retumbão, o chorado, a mazurca, o xote, a valsa, o arrasta-pé e a contradança. A rabeca, instrumento musical de corda friccionada, está presente como melodia principal da manifestação. Atua não só como um vetor musical, mas também como um agente das transformações sociais contemporâneas na manifestação cultural, em que assume posição de protagonismo na atualidade. Este trabalho é resultado de uma investigação acerca do percurso de um instrumento musical no século XXI, abordando as tensões e reconfigurações sociais que o instrumento agencia em uma manifestação bicentenária |
Abstract: | This research is about the history of a musical instrument Rabeca - linked to the Marujada , a popular manifestation of strong expression at the city of Bragança, at Pará state. Differently from other Marujadas from all over Brazil, Bragança s manifestation have begun in 1789 organized by an afro-brazillian s brotherhood in honor of Saint Benedict. Bragança s Marujada characterizes itself by dance and have as its musical motto the roda , the retumbão , the chorado , the mazurka , the xote , the waltz, the arrasta-pé and the counter-dance. The Rabeca, musical instrument of rubbed strings, is the main melody of the manifestation, acting not only as a musical vector, but also as a protagonist agent of contemporary social transformations related to Marujada s cultural manifestation. This master thesis is the result of an investigation upon the course of a musical instrument throughout the XXI century mentioning the social tensions and reconfigurations the instrument agencies in a bicentennial manifestation |
Palavras-chave: | Musical instrument Social life Know how Rabeca Marujada Bragança Instrumento musical Vida social Saberes e fazeres Rabeca História Séc. XXI Danças folclóricas brasileiras Bragança (PA) Fandango (Dança) Bragança (PA) Cultura popular História - Brasil Instrumentos musicais História - Brasil |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citação: | BAPTISTA, Bernardo Wagner Marques. A vida social da rabeca na Marujada de Bragança (PA): biografia de um instrumento musical no século XXI. 2018. 138 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7410 |
Data de defesa: | 12-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Bernardo Wagner Marques Baptista_dissertacao compact.pdf | 9,82 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.