Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7422
Tipo do documento: Dissertação
Título: Diário de notas sobre o cotidiano: entre o visível, a visibilidade e o enunciável
Título(s) alternativo(s): Diario de notas acerca del cotidiano: entre lo visible, la visibilidad y lo expresable
Autor: Silva, Rommel Cerqueira 
Primeiro orientador: Costa, Luiz Cláudio da
Primeiro membro da banca: Santos, Messias Tadeu Capistrano dos
Segundo membro da banca: Cruz, Jorge Luiz
Resumo: Essa dissertação trata do cotidiano como um espaço sensível e passível de abstração dos signos visuais dispostos no mundo, sob um olhar artístico, captados enquanto fotografias, ou convertidos em objetos. O entrelace proposto se dá com os signos verbais e seus discursos implícitos, gerados pelos usos cotidianos para a comunicação entre indivíduos. A partir dessa concepção, e de paralelos entre outras obras, artistas e pensadores, há, também, o intuito de gerar espaços de ressignifcação que interfiram nas leituras de mundo que indivíduos fazem de si, e dos outros, bem como dos objetos e espaços circundantes: a transposição do visível para a visualidade a partir da relação com as enunciações. Trata-se de pensar tanto o cotidiano como potência geradora de momentos, objetos e cenas, como a Arte, não enquanto produto/ objeto estético ou formal, mas sim como direcionamento político do olhar sobre espaços/elementos/paisagens da vida diária.
Abstract: Esa tesis se trata del cotidiano como un espacio sensible y pasible de abstracción de los signos visuales dispuestos en el mundo, bajo un visón artística, captados en cuanto fotografías, o convertidos en objetos. El entrelace propuesto dase con los signos verbales y sus discursos implícitos, generados por sus cotidianos para la comunicación entre los individuos. A partir de esa concepción, y de paralelos entre otras obras, artistas y pensadores, hay también , el intuito de generar espacios de rezonificación que interfieran en las lecturas del mundo que individuos hacen de sí mismos y de los otros, además de los objetos y espacios circundantes: la transposición del visible para la visualidad a partir de la relación con las enunciaciones. Se trata de pensar tanto en el cotidiano potencia generadora de momentos, objetos y ensenas, como el Arte, no en cuanto producto/objeto estético o formal, pero también como direccionamiento político de la visón sobre espacios/elementos/paisajes de la vida diaria.
Palavras-chave: Paisaje
Palabra
Fotografía
Espacio
Abstracción
Embalamento
Rezonificación
Visible
Visualidad
Cotidiano
Imagem
Objeto
Paisagem
Palavra
Fotografia
Espaço
Abstração
Embalamento
Vida
Processo
Ressignificação
Signo
Visível
Visualidade
Fotografia artística
Percepção visual
Visualização
Objeto (Estética)
Paisagens na arte
Sinais e símbolos
Comunicação visual
Espaço (Arte)
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: SILVA, Rommel Cerqueira. Diário de notas sobre o cotidiano: entre o visível, a visibilidade e o enunciável. 2014. 180 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7422
Data de defesa: 31-Ago-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Rommel Cerqueira Silva - Dissertacao.pdf5,74 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.