Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7422
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Diário de notas sobre o cotidiano: entre o visível, a visibilidade e o enunciável |
Título(s) alternativo(s): | Diario de notas acerca del cotidiano: entre lo visible, la visibilidad y lo expresable |
Autor: | Silva, Rommel Cerqueira ![]() |
Primeiro orientador: | Costa, Luiz Cláudio da |
Primeiro membro da banca: | Santos, Messias Tadeu Capistrano dos |
Segundo membro da banca: | Cruz, Jorge Luiz |
Resumo: | Essa dissertação trata do cotidiano como um espaço sensível e passível de abstração dos signos visuais dispostos no mundo, sob um olhar artístico, captados enquanto fotografias, ou convertidos em objetos. O entrelace proposto se dá com os signos verbais e seus discursos implícitos, gerados pelos usos cotidianos para a comunicação entre indivíduos. A partir dessa concepção, e de paralelos entre outras obras, artistas e pensadores, há, também, o intuito de gerar espaços de ressignifcação que interfiram nas leituras de mundo que indivíduos fazem de si, e dos outros, bem como dos objetos e espaços circundantes: a transposição do visível para a visualidade a partir da relação com as enunciações. Trata-se de pensar tanto o cotidiano como potência geradora de momentos, objetos e cenas, como a Arte, não enquanto produto/ objeto estético ou formal, mas sim como direcionamento político do olhar sobre espaços/elementos/paisagens da vida diária. |
Abstract: | Esa tesis se trata del cotidiano como un espacio sensible y pasible de abstracción de los signos visuales dispuestos en el mundo, bajo un visón artística, captados en cuanto fotografías, o convertidos en objetos. El entrelace propuesto dase con los signos verbales y sus discursos implícitos, generados por sus cotidianos para la comunicación entre los individuos. A partir de esa concepción, y de paralelos entre otras obras, artistas y pensadores, hay también , el intuito de generar espacios de rezonificación que interfieran en las lecturas del mundo que individuos hacen de sí mismos y de los otros, además de los objetos y espacios circundantes: la transposición del visible para la visualidad a partir de la relación con las enunciaciones. Se trata de pensar tanto en el cotidiano potencia generadora de momentos, objetos y ensenas, como el Arte, no en cuanto producto/objeto estético o formal, pero también como direccionamiento político de la visón sobre espacios/elementos/paisajes de la vida diaria. |
Palavras-chave: | Paisaje Palabra Fotografía Espacio Abstracción Embalamento Rezonificación Visible Visualidad Cotidiano Imagem Objeto Paisagem Palavra Fotografia Espaço Abstração Embalamento Vida Processo Ressignificação Signo Visível Visualidade Fotografia artística Percepção visual Visualização Objeto (Estética) Paisagens na arte Sinais e símbolos Comunicação visual Espaço (Arte) |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citação: | SILVA, Rommel Cerqueira. Diário de notas sobre o cotidiano: entre o visível, a visibilidade e o enunciável. 2014. 180 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7422 |
Data de defesa: | 31-Ago-2014 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Rommel Cerqueira Silva - Dissertacao.pdf | 5,74 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.