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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7427
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Isso vai transformar o Rio: reflexões sobre o processo de criação do Museu de Arte do Rio - MAR |
Título(s) alternativo(s): | This will transform Rio: reflections on the process of creation of the Museu de arte do Rio - MAR |
Autor: | Guimarães, Luiz Carlos Silva ![]() |
Primeiro orientador: | Campos, Marcelo Gustavo Lima de |
Primeiro membro da banca: | Castro, Maurício Barros de |
Segundo membro da banca: | Bueno, Guilherme da Silva |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma reflexão sobre os contextos, intenções e estratégias adotadas no processo de criação do Museu de Arte do Rio MAR, analisando o momento histórico de sua implementação a partir dos atores e dos interesses políticos, sociais e econômicos envolvidos no projeto Porto Maravilha, da Prefeitura do Rio de Janeiro. Parto da exposição O Abrigo e o Terreno (2013) e do caso de censura ao coletivo Opavivará! Para refletir sobre as estratégias políticas da arte e sobre o projeto curatorial do MAR, em uma tentativa de realizar uma crítica institucional. Por fim, dedico uma reflexão à Escola do Olhar, analisando sua criação, seu projeto e suas transformações político-pedagógicas, privilegiando uma investigação sobre o conceito de alteridade através do estudo de caso de três exposições Há escolas que são gaiolas. Há escolas que são asas (2014), Meu mundo teu Alexandre Sequeira (2016) e Dja Guata Porã - Rio de Janeiro indígena (2017), onde discuto as identificações e as disputas entre tais projetos curatoriais e educacionais do Museu |
Abstract: | This work reflects on the contexts, intentions and strategies assumed during the creation process of the Museu de Arte do Rio - MAR, by analyzing the historical moment of its implementation through its actors and political, social and economic interests which were involved in the Porto Maravilha project, developed by City Hall of Rio de Janeiro. From the exhibition O Abrigo e Terreno (2013) and the case of censorship of the collective Opavivará! I discuss the political strategies of the art and the curatorial project of MAR in its attempt to carry out an institutional critique. Finally, I investigate the Escola do Olhar, to deepen an analysis of its creation, its project and its political-pedagogical transformations. Focusing on a reflection on alterity at MAR through the case study of three of its exhibitions, Há escolas que são gaiolas. Há escolas que são asas (2014), Meu mundo teu Alexandre Sequeira (2016) e Dja Guata Porã - Rio de Janeiro indígena (2017) , where I discuss the identifications and disputes between the curatorial and educational projects of the Museum |
Palavras-chave: | Porto maravilha project Education Curatorship Otherness Contemporary art Projeto porto maravilha Museu de Arte do Rio MAR Educação Curadoria Alteridade Arte contemporânea Arte moderna Séc. XXI Criação na arte Arte Aspectos políticos Arte e educação Museus de arte Aspectos educacionais |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7427 |
Data de defesa: | 29-Mar-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
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Luiz Carlos Silva Guimaraes_Dissertacao.pdf | 2,79 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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