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Tipo do documento: Dissertação
Título: Isso vai transformar o Rio: reflexões sobre o processo de criação do Museu de Arte do Rio - MAR
Título(s) alternativo(s): This will transform Rio: reflections on the process of creation of the Museu de arte do Rio - MAR
Autor: Guimarães, Luiz Carlos Silva 
Primeiro orientador: Campos, Marcelo Gustavo Lima de
Primeiro membro da banca: Castro, Maurício Barros de
Segundo membro da banca: Bueno, Guilherme da Silva
Resumo: Este trabalho apresenta uma reflexão sobre os contextos, intenções e estratégias adotadas no processo de criação do Museu de Arte do Rio MAR, analisando o momento histórico de sua implementação a partir dos atores e dos interesses políticos, sociais e econômicos envolvidos no projeto Porto Maravilha, da Prefeitura do Rio de Janeiro. Parto da exposição O Abrigo e o Terreno (2013) e do caso de censura ao coletivo Opavivará! Para refletir sobre as estratégias políticas da arte e sobre o projeto curatorial do MAR, em uma tentativa de realizar uma crítica institucional. Por fim, dedico uma reflexão à Escola do Olhar, analisando sua criação, seu projeto e suas transformações político-pedagógicas, privilegiando uma investigação sobre o conceito de alteridade através do estudo de caso de três exposições Há escolas que são gaiolas. Há escolas que são asas (2014), Meu mundo teu Alexandre Sequeira (2016) e Dja Guata Porã - Rio de Janeiro indígena (2017), onde discuto as identificações e as disputas entre tais projetos curatoriais e educacionais do Museu
Abstract: This work reflects on the contexts, intentions and strategies assumed during the creation process of the Museu de Arte do Rio - MAR, by analyzing the historical moment of its implementation through its actors and political, social and economic interests which were involved in the Porto Maravilha project, developed by City Hall of Rio de Janeiro. From the exhibition O Abrigo e Terreno (2013) and the case of censorship of the collective Opavivará! I discuss the political strategies of the art and the curatorial project of MAR in its attempt to carry out an institutional critique. Finally, I investigate the Escola do Olhar, to deepen an analysis of its creation, its project and its political-pedagogical transformations. Focusing on a reflection on alterity at MAR through the case study of three of its exhibitions, Há escolas que são gaiolas. Há escolas que são asas (2014), Meu mundo teu Alexandre Sequeira (2016) e Dja Guata Porã - Rio de Janeiro indígena (2017) , where I discuss the identifications and disputes between the curatorial and educational projects of the Museum
Palavras-chave: Porto maravilha project
Education
Curatorship
Otherness
Contemporary art
Projeto porto maravilha
Museu de Arte do Rio
MAR
Educação
Curadoria
Alteridade
Arte contemporânea
Arte moderna Séc. XXI
Criação na arte
Arte Aspectos políticos
Arte e educação
Museus de arte Aspectos educacionais
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7427
Data de defesa: 29-Mar-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes

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