Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7439
Tipo do documento: Dissertação
Título: O osso e o sopro: uma introdução à teoria da pintura chinesa do período das Seis Dinastias
Título(s) alternativo(s): The bone and breath: an introduction to Chinese painting theory during the Six Dinasties period
Autor: Schachter, Bony Braga 
Primeiro orientador: Conduru, Roberto Luís Torres
Primeiro membro da banca: Santos, Roberto Corrêa dos
Segundo membro da banca: Pucheu Neto, Alberto
Resumo: A presente pesquisa trata da formação da teoria da pintura durante o período das Seis Dinastias, que ocupa o período que vai do ano 229 ao ano 589 da era presente. São discutidos quatro teóricos principais: Gu Kaizhi, Zong Bing, Wang Wei e Xie He. Além disto, apresentamos uma tradução diretamente do chinês para os textos de cada um dos autores analisados. No decorrer de nossa análise tentaremos demonstrar os elos de continuidade existentes entre os diversos teóricos, baseando-nos nas evidências textuais. Além disto, enfatizaremos o fato de ser este o período em que se forma a teoria da pintura chinesa. O período inicial da história dessa teoria é o tema desta pesquisa
Abstract: This research describes the development of the theory of painting during the Six Dynasties, which occupies the period from the 229 to 589 of the present era. We discuss four main theories: Gu Kaizhi, Zong Bing, Wang Wei and Xie He. Moreover, we present a direct translation from Chinese into the texts of each author studied. Throughout our analysis we will try to demonstrate the links of continuity between the various theorists, basing ourselves on the textual evidence. Moreover, we emphasize the fact that this is the period that forms a theory of Chinese painting. The initial period of the history of this theory is the subject of this research
Palavras-chave: Chinese painting
Chinese painting theory
Art history
Pintura chinesa
Teoria da pintura chinesa
História da arte
Pintura chinesa História
Gu, Kaizhi, 344-405 Crítica e interpretação
Zong, Bing, 375-443 Crítica e interpretação
Wang, Wei, 415-443 Crítica e interpretação
Xie, He, fl479-501 Crítica e interpretação
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: SCHACHTER, Bony Braga. O osso e o sopro: uma introdução à teoria da pintura chinesa do período das Seis Dinastias. 2010. 142 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7439
Data de defesa: 26-Ago-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Bony Braga_dissertacao.pdf1,98 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.