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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7439
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O osso e o sopro: uma introdução à teoria da pintura chinesa do período das Seis Dinastias |
Título(s) alternativo(s): | The bone and breath: an introduction to Chinese painting theory during the Six Dinasties period |
Autor: | Schachter, Bony Braga |
Primeiro orientador: | Conduru, Roberto Luís Torres |
Primeiro membro da banca: | Santos, Roberto Corrêa dos |
Segundo membro da banca: | Pucheu Neto, Alberto |
Resumo: | A presente pesquisa trata da formação da teoria da pintura durante o período das Seis Dinastias, que ocupa o período que vai do ano 229 ao ano 589 da era presente. São discutidos quatro teóricos principais: Gu Kaizhi, Zong Bing, Wang Wei e Xie He. Além disto, apresentamos uma tradução diretamente do chinês para os textos de cada um dos autores analisados. No decorrer de nossa análise tentaremos demonstrar os elos de continuidade existentes entre os diversos teóricos, baseando-nos nas evidências textuais. Além disto, enfatizaremos o fato de ser este o período em que se forma a teoria da pintura chinesa. O período inicial da história dessa teoria é o tema desta pesquisa |
Abstract: | This research describes the development of the theory of painting during the Six Dynasties, which occupies the period from the 229 to 589 of the present era. We discuss four main theories: Gu Kaizhi, Zong Bing, Wang Wei and Xie He. Moreover, we present a direct translation from Chinese into the texts of each author studied. Throughout our analysis we will try to demonstrate the links of continuity between the various theorists, basing ourselves on the textual evidence. Moreover, we emphasize the fact that this is the period that forms a theory of Chinese painting. The initial period of the history of this theory is the subject of this research |
Palavras-chave: | Chinese painting Chinese painting theory Art history Pintura chinesa Teoria da pintura chinesa História da arte Pintura chinesa História Gu, Kaizhi, 344-405 Crítica e interpretação Zong, Bing, 375-443 Crítica e interpretação Wang, Wei, 415-443 Crítica e interpretação Xie, He, fl479-501 Crítica e interpretação |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citação: | SCHACHTER, Bony Braga. O osso e o sopro: uma introdução à teoria da pintura chinesa do período das Seis Dinastias. 2010. 142 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7439 |
Data de defesa: | 26-Ago-2010 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Artes |
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