Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7444
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Pele como tinta: o corpo entre gesto e vinco |
Título(s) alternativo(s): | Skin as ink: the body between gesture and crease |
Autor: | Leal, Mariana Katona ![]() |
Primeiro orientador: | Costa, Luiz Cláudio da |
Primeiro membro da banca: | Mello, Christine Pires Nelson de |
Segundo membro da banca: | Lopes, Livia Flores |
Terceiro membro da banca: | Fatorelli, Maria Luiza |
Resumo: | Pele como tinta: o corpo entre gesto e vinco discute o gesto como meio sem finalidade, dentro da ideia de processo artístico, diante da relação envolvendo a prática artística do vídeo e da intervenção com experiências desenvolvidas durante o mestrado na linha de Processos Artísticos Contemporâneos, em trabalhos como Auto-retrato, Tarja, Peles institucionais e Onde fica o Galpão? Dentre os gestos trabalhados está o gesto desterritorializante, no qual a instituição de ensino é convocada como espaço onde suas fronteiras são tratadas como forma de se pensar o fazer artístico, assim como o conceito de instituição. Além desse, outro trabalho proposto é o que relaciona o vídeo e o frame em texturas temporais dinâmicas. O gesto de tinta registrado em vídeo é condicionado a uma volta da pintura fixa da tela. Em Peles a estrutura do vinco é requisitada para compor os afetos e as construções que norteiam a escrita do e no corpo |
Abstract: | Skin as ink: the body between crease and gesture discusses the gesture as a purposeless means within the concept of the artistic process, given the relationship of artistic practice involving video and intervention experiments carried out during the author's Masters course in Contemporary Art in works such as Auto-retrato, Tarja,Peles institucionais e Onde fica o Galpão? Among the gestures discussed here is the deterritorializing gesture in which the educationall institution is evoked as a space whose borders are treated as a way of thinking about the artistic process as well as the institution as a concept. Furthermore, the other work proposed here correlates video and frame in dynamic temporal textures. The ink gesture recorded on video is conditioned to a return of the fixed painting on the screen. In Skins, the structure of the crease is required to compose the affects and constructions that guide the writing on and of the body |
Palavras-chave: | Gesture Frame Emptiness Video art Painting Performance Installation Intervention Gestos na arte Vídeoarte Corpo como suporte da arte Desempenho (Arte) Instalações (Arte) Gesto Frame Vazio Videoarte Pintura Performance Instalação Intervenção |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citação: | LEAL, Mariana Katona. Pele como tinta: o corpo entre gesto e vinco. 2011. 57 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7444 |
Data de defesa: | 25-Mar-2011 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Mariana Katona_dissertacao.pdf | 1,19 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.