Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7456
Tipo do documento: Dissertação
Título: Rhiz'hommes: redes de subjetividades
Título(s) alternativo(s): Rhiz'hommes: subjectivities webs
Autor: Pereira, Cristiano Fabrício Lopes 
Primeiro orientador: Costa, Luiz Cláudio da
Primeiro membro da banca: Fatorelli, Maria Luiza
Segundo membro da banca: Simão, Luciano Vinhosa
Terceiro membro da banca: Lissovsky, Mauricio
Resumo: Com a profusão de imagens fotográficas do mundo capitalista e o incentivo para que todos sejamos produtores, o modo de fruição das fotografias e a nossa relação com esses simulacros vão se alterando. A necessidade que a web traz de nos apresentarmos em imagens faz com que tenhamos que fabricá-las e através delas passamos a nos relacionar de maneira narcísica. Com o projeto artístico Rhiz'hommes vão se discutindo as construções desses avatares nos sites de relacionamento e a (des)construção da figura masculina heteronormativa como observadora ideal, ponto de fuga para onde deveriam convergir todas as representações. Junto à queda do homem cartesiano, a autoria e a originalidade artística foram se transformando e cedendo espaço a práticas mais permissivas e abrangentes. Essa diluição de fronteiras é o epíteto de tempos pós-orgânicos de relações telemáticas e rizomas de subjetividades
Abstract: With the profusion of photographic images in the capitalist world and with the incentive for all of us to become photographic producers, the enjoyment of photography and our relations with it keep changing. The virtual need that web brings to present ourselves as images leads us to make them and is through then that we will relate to each other in a narcisistic way. With the artistic project called Rhiz'hommes it will be discussed the construction of avatars on social networking websites and the (de)construction of the heteronormative male figure as the ideal observer, the vanishing point where all representations should converge. After the fall of cartesian man, the authorship and the artistic originality will be changed, making room for more permissives and broad pratices. This boundaries dissolution is the epitet of post-organic times with telematic relations and subjectivities rhizomes
Palavras-chave: Photography
Cyberculture
Narcisism
Queer Culture
Fotografia Retratos
Cibercultura
Imagem (Psicologia)
Arte e Internet
Narcisismo
Teoria queer
Fotografia
Cultura Queer
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: PEREIRA, Cristiano Fabrício Lopes. Rhiz'hommes: redes de subjetividades. 2012. 163 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7456
Data de defesa: 26-Mar-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Cristiano Lopes Pereira_dissertacao.pdf2,58 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.