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Tipo do documento: Dissertação
Título: Intimidades: as potências do falso, a falência do esquema sensório-motor e o plano centrífugo num filme de arte
Título(s) alternativo(s): Intimacy: the powers of the false, the collapse of the sensorial-motor scheme, and the centrifugal plan in a art film
Autor: Modenesi, Rodrigo de Melo 
Primeiro orientador: Gueron, Rodrigo
Primeiro membro da banca: Dias, Rosa Maria
Segundo membro da banca: Vasconcellos, Jorge Luiz Rocha de
Resumo: O projeto Intimidades possui dois desdobramentos: um prático, que corresponde a um filme de cinquenta e cinco minutos, e um teórico, que é representado pelo presente texto. O filme pretende ouvir as pessoas que realizam trabalhos considerados desprezíveis na nossa sociedade: são os homens e mulheres do labor, nossos pequenos escravos assalariados . Tendo este objetivo, buscou-se encontrar uma forma plástica (estética) para o filme que conseguisse escapar às determinações do poder, que são representadas pela televisão e pelo cinema comercial. Para tanto, recorreu-se a conceitos e ideias desenvolvidas pelo filósofo Gilles Deleuze e pelo teórico do cinema André Bazin. Conceitos como o de intercessores , de potências do falso , de falência do esquema sensório-motor , de plano centrífugo e de plano sequência foram articulados no presente texto e serviram como base teórica para se encontrar a forma do filme. Neste movimento entre a teoria e a prática, o projeto Intimidades colocou o pensamento da filosofia em contato com o campo extra-filosófico da arte, através do exemplo prático do filme
Abstract: The intimacy project has two deployments: a practical one consisting in a film lasting fifty-five minutes and a theoretical one represented by this text. The film is intended to hear people whose works are considered worthless in our society: they are men and women of labour , our little wage slaves . Aiming that, we have sought to find a plastic form (aesthetic) for the film which would be able to escape from power determinations represented by television and by commercial cinema. For this, we resort to concepts and ideas developed by the philosopher Gilles Deleuze and by the cinema critic André Bazin. Concepts like intercessors , powers of the false , collapse of the sensorial-motor scheme , centrifugal plan and sequential plan were articulated in this text serving as a theoretical basis for finding the film form. In that movement between theory and practice, the intimacy project put the philosophical thinking in contact with the extra-philosophical field of art by means of the practical example of the film
Palavras-chave: Intercessors
Powers of the false
Centrifugal plan
Sequential plan
Intercessores
Potências do falso
Plano centrífugo
Plano sequência
Deleuze
Bazin
Problemas sociais no cinema
Arte e cinema
Imagem (Filosofia)
Arte Filosofia
Cinema experimental
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: MODENESI, Rodrigo de Melo. Intimidades: as potências do falso, a falência do esquema sensório-motor e o plano centrífugo num filme de arte. 2013. 109 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7462
Data de defesa: 5-Abr-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes

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