Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7473
Tipo do documento: Dissertação
Título: Redes de criação e compartilhamento entre docentes artistas
Título(s) alternativo(s): Networks creation and sharing among teachers artists
Autor: Alvarenga, Ana Maria de Oliveira 
Primeiro orientador: Frade, Isabela Nascimento
Primeiro membro da banca: Sobreira, Henrique Garcia
Segundo membro da banca: Silva, Maria Cristina da Rosa Fonseca da
Resumo: Este trabalho pretende refletir sobre a formação continuada de docentes em artes em diálogo com as tecnologias digitais na perspectiva inclusiva desses profissionais, frente à urgência de se desenvolver competências para o uso da máquina. Desta forma destaco a experiência local em arte, educação e tecnologia dos professores de artes do Núcleo de Arte Copacabana (Unidade de Extensão Educacional/ SME/ Rio de Janeiro), que em 2008 constituiu-se em um grupo de formação continuada para o domínio da nova linguagem e hoje se revela em ações inovadoras na sua prática. Nesse contexto de aprendizagem colaborativa tenciono partir para reflexões mais amplas sobre a condição do professor como aprendiz em sua própria função de educar, ratificando a necessidade desse ensino/aprendizagem também na formação inicial em artes. A motivação para a pesquisa está no largo campo a ser explorado da inclusão digital, das inovações pedagógicas, dos novos paradigmas educacionais deflagrados pela equipagem tecnodigital e dos percursos informacionais implicados nos novos processos de ensino aprendizagem. O papel do pesquisador se destaca pela inseção ativa no grupo pesquisado, definindo-se como experiência reflexiva pela via da pesquisa ação
Abstract: This paper aims to reflect on the continuing education of teachers in the arts of dialogue with digital technologies in inclusive perspective of professionals, opposite the urgency to develop skills for using the machine. Thus highlight local experience in art, education and technology arts teachers at the Center for Art Copacabana (Extension Unit Educational / SME / Rio de Janeiro), which in 2008 consisted of a group of continuing education for the field of new language and now revels in innovative actions in their practice. In this context learning cooperatively, as I intend to further reflection on the status of teachers as an apprentice in his own role to educate, confirming the necessity of this teaching / learning also in the initial training in the arts. The motivation for the research is in the broad field to be explored digital inclusion, innovative teaching methods, new educational paradigms triggered by the crew tecnodigital and informational pathways involved in the new processes of teaching and learning. The researcher's role is highlighted by active inserction in the group studied, defining itself as reflective experience by means of action research
Palavras-chave: Continuing Education
Art / education
Digital technologies
Arte e educação
Arte Estudo e ensino
Artes Formação de professores
Tecnologia educacional
Formação continuada
Arte/educação
Tecnologias digitais
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: ALVARENGA, Ana Maria de Oliveira. Redes de criação e compartilhamento entre docentes artistas. 2013. 123 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7473
Data de defesa: 20-Mai-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Ana Maria de Oliveira Alvarenga_dissertacao.pdf5,34 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.