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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7478
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Andarilho impulso e trivialidade |
Título(s) alternativo(s): | Wanderer: impulse and triviality |
Autor: | Pontes, Francini Barros |
Primeiro orientador: | Motta, Marcus Alexandre |
Primeiro membro da banca: | Vianna, Maria Angela Abras |
Segundo membro da banca: | Siqueira, Vera Beatriz Cordeiro |
Resumo: | A dissertação é o resultado do entrecruzamento de três categorias artísticas: dança, artes plásticas e literatura. Ela tem início através do embate com a performance Outdoor Piece, do artista plástico Tehching Hsieh, feita idealizável quando comparada à questão do movimento bem como a outros artistas e obras literárias. Sempre a partir da proposta feita ao movimento impulso a pesquisa propõe a aceitação do ceticismo em relação à abrangência da linguagem artística, declinando o declínio do conceito Dança . O impulso é pensado como palavra de movimento, transitória e trivial, que recepciona as imagens do mundo. Enquanto ação andarilha, propõe o estado de trânsito como argumento para a arte e sua história. Através da vivência de seu experimento a arte encontra a condição anacrônica, revelando a tolerância da artisticidade para com as imagens do mundo e com a própria história da arte; o impulso apresenta o ordinário como condição artística. |
Abstract: | The dissertation is the result of the intersection between three different artistic categories: dance, visual arts and literature. It originates from the confrontation with the performance Outdoor Piece , by the visual artist Tehching Hsieh, which was made ideal when compared to the movement issues as well as to other artists and artworks. Always stemming from the proposal of movement as impulse , the research sustains the argument of skepticism in relation to the art languages as a possibility of the survival of Dance as a concept. The impulse can be thought of as a trivial and transitory word movement used to translate the images of the world. The wanderer attitude is the argument presented to art and art history when they can reveal themselves more tolerant to the world and historical images and more anachronous. The impulse presents the ordinary as an art condition. |
Palavras-chave: | Wanderer Impulse Triviality Movement Embodiment Andarilho Impulso Trivialidade Movimento Corporeidade Dança |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citação: | PONTES, Francini Barros. Andarilho impulso e trivialidade. 2007. 114 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7478 |
Data de defesa: | 13-Fev-2007 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Artes |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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