Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7479
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A arte contemporânea como conteúdo e fundamento para a prática do ensino de artes |
Título(s) alternativo(s): | The contemporary art as content and foundation for the art teaching practice |
Autor: | Menezes, Marina Pereira de ![]() |
Primeiro orientador: | Saddi, Maria Luiza Sabóia |
Primeiro membro da banca: | Siqueira, Vera Beatriz Cordeiro |
Segundo membro da banca: | Salles, Cecilia Almeida |
Resumo: | A partir de uma análise das práticas desenvolvidas nas aulas de artes, este trabalho apresenta uma proposta de fundamentação para o ensino de artes articulada à arte contemporânea. Objetiva-se configurar uma prática escolar em artes mais reflexiva e investigativa, que valorize a experiência, a abertura, a complexidade e o aprofundamento no processo produtivo e cognitivo dos alunos. É com origem no reconhecimento e na análise das mudanças, das características e das questões da arte contemporânea, da cultura contemporânea e do ensino de artes que se formula a proposta na qual a pluralidade de processos, de poéticas e de experimentações são concepções que permeiam tanto a discussão sobre arte quanto a produção dos alunos e para a qual são necessárias novas posturas, objetivos e metodologias mais atentos ao momento contemporâneo. |
Abstract: | Starting from an analysis of practices developed in art school classes, this work presents a proposal of a foundation for art teaching articulated with contemporary art. It objects to create an artistic scholar practice more reflexive and investigative, which valorizes experience, openness, complexity and deepness in the student s cognitive and productive process. It s from the recognition and analysis of the changes, characteristics and questions of contemporary art that it s formulated the proposal where plurality of processes, poetics and experimentations are conceptions that permeate both the discussion about art and the student s production, for which are necessary new postures, objectives and methodologies more aware with the contemporary s time |
Palavras-chave: | Art education Contemporary art Contemporary culture Ensino de artes Arte contemporânea Cultura contemporânea Arte moderna - Séc. XXI Arte - Estudo e ensino Cultura |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citação: | MENEZES, Marina Pereira de. A arte contemporânea como conteúdo e fundamento para a prática do ensino de artes. 2007. 120 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7479 |
Data de defesa: | 26-Mar-2007 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Marina Pereira de Menezes.pdf | 465,3 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.