Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7479
Tipo do documento: Dissertação
Título: A arte contemporânea como conteúdo e fundamento para a prática do ensino de artes
Título(s) alternativo(s): The contemporary art as content and foundation for the art teaching practice
Autor: Menezes, Marina Pereira de 
Primeiro orientador: Saddi, Maria Luiza Sabóia
Primeiro membro da banca: Siqueira, Vera Beatriz Cordeiro
Segundo membro da banca: Salles, Cecilia Almeida
Resumo: A partir de uma análise das práticas desenvolvidas nas aulas de artes, este trabalho apresenta uma proposta de fundamentação para o ensino de artes articulada à arte contemporânea. Objetiva-se configurar uma prática escolar em artes mais reflexiva e investigativa, que valorize a experiência, a abertura, a complexidade e o aprofundamento no processo produtivo e cognitivo dos alunos. É com origem no reconhecimento e na análise das mudanças, das características e das questões da arte contemporânea, da cultura contemporânea e do ensino de artes que se formula a proposta na qual a pluralidade de processos, de poéticas e de experimentações são concepções que permeiam tanto a discussão sobre arte quanto a produção dos alunos e para a qual são necessárias novas posturas, objetivos e metodologias mais atentos ao momento contemporâneo.
Abstract: Starting from an analysis of practices developed in art school classes, this work presents a proposal of a foundation for art teaching articulated with contemporary art. It objects to create an artistic scholar practice more reflexive and investigative, which valorizes experience, openness, complexity and deepness in the student s cognitive and productive process. It s from the recognition and analysis of the changes, characteristics and questions of contemporary art that it s formulated the proposal where plurality of processes, poetics and experimentations are conceptions that permeate both the discussion about art and the student s production, for which are necessary new postures, objectives and methodologies more aware with the contemporary s time
Palavras-chave: Art education
Contemporary art
Contemporary culture
Ensino de artes
Arte contemporânea
Cultura contemporânea
Arte moderna - Séc. XXI
Arte - Estudo e ensino
Cultura
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: MENEZES, Marina Pereira de. A arte contemporânea como conteúdo e fundamento para a prática do ensino de artes. 2007. 120 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7479
Data de defesa: 26-Mar-2007
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Marina Pereira de Menezes.pdf465,3 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.