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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7488
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Getúlio Damado e Roger Mello: conexões entre o campo da arte e o universo lúdico infantil |
Título(s) alternativo(s): | Getúlio Damado and Roger Mello: conections between the field of the arts and the playful universe of children |
Autor: | Ramos, Maristela Pessoa |
Primeiro orientador: | Lima, Ricardo Gomes |
Primeiro membro da banca: | Pauletto, Lygia Baptista Pereira Segala |
Segundo membro da banca: | Conduru, Roberto Luís Torres |
Resumo: | A ideia central da pesquisa foi promover uma aproximação das narrativas visuais de Getúlio Damado e Roger Mello e a partir daí evidenciar os processos cognitivos e as estratégias que envolveram a estruturação de suas identidades sociais e linguagens artísticas contemporâneas, bem como destacar o ludismo e o acesso ao universo da infância e a cultura popular que ambos ressignificam em suas obras. Além disso, buscou-se comentar e avaliar momentos específicos de desprestígio e repúdio versus consagração ocorridos com os artistas. Para tal, essas produções foram contextualizadas como produções culturais em constante processo de mutação, do qual participam tanto eventos históricos como de inovação tecnológica, em contínua construção. Essas linguagens estão submetidas a uma grande velocidade e a superposição de influências. Outro ponto destacado nas analises foi o caráter de subjetividade dessas produções, identificadas como práticas estéticas promotoras de transformação política; de mobilização; ou também por sua capacidade de operar com o uso simbólico dos brinquedos e livros infantojuvenis recuperando-lhes o uso original. Os devaneios, o ludismo infantil e a cultura popular presentes nos objetos feitos de sucata e livros ilustrados foram confrontados com práticas consoantes, ou de discursos abrangentes, correntes no mundo da arte ou outras vezes aproximados de enfoques locais. Além da possibilidade de convergência entre as produções foram destacadas também muitas diferenças, e, sobretudo evidenciadas as potencialidades que podem advir da cultura popular como campo exploratório de pesquisa, bem como de sua ressignificação |
Abstract: | The central idea of the research was to reconcile the visual narratives of Getúlio Damado and Roger Mello and henceforth to highlight the cognitive processes and strategies involved in structuring their social identities and contemporary artistic languages, as well as to emphasize the playfulness, and access to the universe of childhood and popular culture to reframe both their works. Additionally, this paper tried to comment and evaluate specific moments of prestige and repudiation versus consecration occurred with these artists. To this end, these productions were contextualized as cultural productions in a constant process of mutation, which involved both historical events and technological innovation in continuous construction. These languages are subjected to a high speed and overlapping influences. Another point emphasized in the analysis was the character of subjectivity of these productions, aesthetic practices identified as promoters of political transformation, mobilization, or also by its ability to operate with the symbolic use of toys and children´s books recovering their original use.. Daydreams, the childish playfulness and the popular culture present in those objects made of waste and illustrated books were confronted with consonant practices or embracing speeches, currents in the world of art or sometimes familiar to local approaches. Besides the possibility of convergence between the productions of the two artists, the research also spotted many differences, and pointed out particularly the potentiality that can come from popular culture as an exploratory field of research, as well as its redefinition |
Palavras-chave: | World of art Popular art Popular culture Cognitive process Childish playfulness Children book Illustrated book Toy Waste Getúlio Damado Roger Mello Mundo da arte Arte popular Cultura popular Processo cognitivo Ludismo infantil Livro infantojuvenil Livro ilustrado Brinquedo Sucata Damado, Getúlio, 1955- Mello, Roger, 1965- Brinquedos na arte Livros ilustrados de artistas Livros ilustrados para crianças Livros-brinquedo |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citação: | RAMOS, Maristela Pessoa. Getúlio Damado e Roger Mello: conexões entre o campo da arte e o universo lúdico infantil. 2013. 209 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7488 |
Data de defesa: | 12-Jul-2013 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Artes |
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Maristela Pessoa Ramos_pretextuais_Introd_Cap 1 e 2.pdf | 3,17 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Maristela Pessoa Ramos_Cap 3_Concl_Ref_ Anex.pdf | 2,82 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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