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Tipo do documento: Dissertação
Título: Getúlio Damado e Roger Mello: conexões entre o campo da arte e o universo lúdico infantil
Título(s) alternativo(s): Getúlio Damado and Roger Mello: conections between the field of the arts and the playful universe of children
Autor: Ramos, Maristela Pessoa 
Primeiro orientador: Lima, Ricardo Gomes
Primeiro membro da banca: Pauletto, Lygia Baptista Pereira Segala
Segundo membro da banca: Conduru, Roberto Luís Torres
Resumo: A ideia central da pesquisa foi promover uma aproximação das narrativas visuais de Getúlio Damado e Roger Mello e a partir daí evidenciar os processos cognitivos e as estratégias que envolveram a estruturação de suas identidades sociais e linguagens artísticas contemporâneas, bem como destacar o ludismo e o acesso ao universo da infância e a cultura popular que ambos ressignificam em suas obras. Além disso, buscou-se comentar e avaliar momentos específicos de desprestígio e repúdio versus consagração ocorridos com os artistas. Para tal, essas produções foram contextualizadas como produções culturais em constante processo de mutação, do qual participam tanto eventos históricos como de inovação tecnológica, em contínua construção. Essas linguagens estão submetidas a uma grande velocidade e a superposição de influências. Outro ponto destacado nas analises foi o caráter de subjetividade dessas produções, identificadas como práticas estéticas promotoras de transformação política; de mobilização; ou também por sua capacidade de operar com o uso simbólico dos brinquedos e livros infantojuvenis recuperando-lhes o uso original. Os devaneios, o ludismo infantil e a cultura popular presentes nos objetos feitos de sucata e livros ilustrados foram confrontados com práticas consoantes, ou de discursos abrangentes, correntes no mundo da arte ou outras vezes aproximados de enfoques locais. Além da possibilidade de convergência entre as produções foram destacadas também muitas diferenças, e, sobretudo evidenciadas as potencialidades que podem advir da cultura popular como campo exploratório de pesquisa, bem como de sua ressignificação
Abstract: The central idea of the research was to reconcile the visual narratives of Getúlio Damado and Roger Mello and henceforth to highlight the cognitive processes and strategies involved in structuring their social identities and contemporary artistic languages, as well as to emphasize the playfulness, and access to the universe of childhood and popular culture to reframe both their works. Additionally, this paper tried to comment and evaluate specific moments of prestige and repudiation versus consecration occurred with these artists. To this end, these productions were contextualized as cultural productions in a constant process of mutation, which involved both historical events and technological innovation in continuous construction. These languages are subjected to a high speed and overlapping influences. Another point emphasized in the analysis was the character of subjectivity of these productions, aesthetic practices identified as promoters of political transformation, mobilization, or also by its ability to operate with the symbolic use of toys and children´s books recovering their original use.. Daydreams, the childish playfulness and the popular culture present in those objects made of waste and illustrated books were confronted with consonant practices or embracing speeches, currents in the world of art or sometimes familiar to local approaches. Besides the possibility of convergence between the productions of the two artists, the research also spotted many differences, and pointed out particularly the potentiality that can come from popular culture as an exploratory field of research, as well as its redefinition
Palavras-chave: World of art
Popular art
Popular culture
Cognitive process
Childish playfulness
Children book
Illustrated book
Toy
Waste
Getúlio Damado
Roger Mello
Mundo da arte
Arte popular
Cultura popular
Processo cognitivo
Ludismo infantil
Livro infantojuvenil
Livro ilustrado
Brinquedo
Sucata
Damado, Getúlio, 1955-
Mello, Roger, 1965-
Brinquedos na arte
Livros ilustrados de artistas
Livros ilustrados para crianças
Livros-brinquedo
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: RAMOS, Maristela Pessoa. Getúlio Damado e Roger Mello: conexões entre o campo da arte e o universo lúdico infantil. 2013. 209 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7488
Data de defesa: 12-Jul-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes



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