Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7494
Tipo do documento: Dissertação
Título: Método Pocha: práticas de ensino em performance para cruzadores de fronteiras
Título(s) alternativo(s): Method Pocha: teaching practices in performance for border crossers
Autor: Lotufo, Júlia Jenior 
Primeiro orientador: Silva, Denise Espírito Santo da
Primeiro membro da banca: Fabião, Eleonora Batista
Segundo membro da banca: Mendes, Eloisa Brantes Bacellar
Resumo: A presente dissertação Método Pocha: Práticas de Ensino em Performance para Cruzadores de Fronteiras é uma reflexão sobre possibilidades educativas em performance art. Pesquisa que tem como enfoque o Método Pocha metodologia de ensino em performance desenvolvida pelo coletivo La Pocha Nostra. Nesse sentido, busca-se identificar as propostas metodológicas, procedimentos, temáticas, apontamentos conceituais que sustentam as práticas pedagógicas do La Pocha Nostra, e investigar o processo formativo/educativo por vias da arte da performance. O recorte da presente abordagem prioriza performances que habitem interstícios e espaços fronteiriços. Compreende o performer como um cronista do seu tempo/espaço, que reflete e problematiza os fluxos, formações e composições contemporâneas. As práticas, procedimentos e conceitos desenvolvidos nos programas performativos do coletivo La Pocha Nostra são pensados no contexto da pesquisa enquanto modo de descolonizar nossos corpos e criar complicações em torno de representações vigentes, ampliando noções de identidade e diferença em seu lugar de trânsito: o corpo
Abstract: This dissertation Method Pocha - Teaching Practices in Performance for Border Crossers - is a reflection on educational possibilities in performance art . Research that has as focus the ' Pocha Method' - performance in teaching methodology developed by the collective La Pocha Nostra . In this sense we seek to identify the methodological proposals , procedures, thematic , conceptual notes that support the pedagogical practices of La Pocha Nostra , and investigate the training / education process by way of performance art. The outline of this approach prioritizes performances that inhabit interstices and border areas. Understands the performer as a chronicler of his time / space that reflects and discusses flows formations and contemporary compositions. Practices, procedures and concepts developed in performative programs La Pocha Nostra collective are thought in the context of research as a way to decolonize our bodies and create complications around existing representations , expanding notions of identity and difference instead of transit: the body
Palavras-chave: Performance art
Pocha Method
Pedagogy of Performance
Performance (Arte)
Figura humana na arte
Pocha Nostra
Pocha, Método
Arte moderna Séc XXI
Arte da Performance
Método Pocha
Pedagogia da Performance
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: LOTUFO, Júlia Jenior. Método Pocha: práticas de ensino em performance para cruzadores de fronteiras. 2014. 114 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7494
Data de defesa: 17-Mar-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Julia Jenior Lotufo_dissertacao.pdf1,19 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.