Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7496
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ato e sua expansão: simbolismo e gestualidade na representação de São Mateus por Michelangelo Merisi da Caravaggio
Título(s) alternativo(s): The act and its expansion: symbolism and gestures in the representation of St. Matthew by Michelangelo Merisi da Caravaggio
Autor: Ladeira, Elaine Amorim Pereira 
Primeiro orientador: Berbara, Maria Cristina Louro
Primeiro membro da banca: Campos, Marcelo Gustavo Lima de
Segundo membro da banca: Martins, William de Souza
Resumo: Existem diferentes modos de se ler uma imagem e de interpretá-la. A partir dos gestos realizados pelo artista, podemos conduzir leitura estética, antropológica, cultural ou teológica, encontrando diferentes significados. Realizar a leitura dos gestos tem como objetivo conhecer não apenas as tradições nas quais foram concebidos, mas também a iniciação na prática visionária que os inspirou. Os gestos mais do que descrevem uma história; interpretam-na, dando-lhe um significado mais amplo. Nesta análise escolheu-se o artista Michelangelo Merisi da Caravaggio, tendo como objetivo considerar o simbolismo e a gestualidade existentes em sua produção. A observação da gestualidade nas obras deste artista, principalmente àquelas relacionadas a representação de São Mateus objeto de estudo, buscou implicações em relação ao conjunto compositivo, ao espectador e ao contexto histórico século XVII na Europa. Assim, procurou-se estabelecer para a obra do artista Caravaggio um alicerce na relação gestos/simbolismo, imagem/culto sendo sua compreensão feita a partir de inúmeros fatores visuais que conferem aos quadros caráter de poder e persuasão
Abstract: There are different ways to view an image and interpret it . From the gestures made by the artist , can lead aesthetic , anthropological , cultural or theological reading , finding different meanings . In reading the gestures aims to know not only the traditions in which they were designed , but also initiation into visionary practice that inspired them . Gestures more than describe a story , interpret it , giving it a broader meaning . In this analysis we chose the artist Michelangelo Merisi da Caravaggio , aiming to consider the symbolism and gestures existing in its production . The observation of gestures in the works by this artist , especially those related to representation of Matthew - the object of study , sought implications in relation to compositional whole, the viewer and the historical context - the seventeenth century in Europe . Thus , we tried to establish for the work of the artist Caravaggio a foundation in relation gestures / symbolism, image / worship your understanding being taken from numerous visual factors which give the character tables of power and persuasion
Palavras-chave: Gestures
Worship
The image in the seventeenth century
Gestualidade
Culto
A imagem no Século XVII
Caravaggio, Michelangelo Merisi da, 1573-1610
Gestos na arte
Simbolismo na arte
Arte Apreciação
Imagem corporal na arte Séc. XVII
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::PINTURA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: LADEIRA, Elaine Amorim Pereira. O ato e sua expansão: simbolismo e gestualidade na representação de São Mateus por Michelangelo Merisi da Caravaggio. 2014. 92 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7496
Data de defesa: 26-Mar-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Elaine Amorim Pereira Ladeira_Dissertacao.pdf1,66 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.