Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7501
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | 80faces: objeto-Para-outro |
Título(s) alternativo(s): | 80faces: object-to-another |
Autor: | Pinto, Daniel Gomes ![]() |
Primeiro orientador: | Victorio Filho, Aldo |
Primeiro membro da banca: | Barata, Danillo Silva |
Segundo membro da banca: | Gueron, Rodrigo |
Resumo: | O presente trabalho foi desenvolvido a partir do enlace poético teórico feito a partir da análise e produção da obra 80faces, desenvolvida por aquele que se apresenta aqui tanto como autor da obra como pesquisador da mesma. Tal característica proporcionou uma dupla perspectiva que são apresentadas em partes distintas do trabalho, sendo a primeira um aparato teórico referencial e a segunda as anotações e idéias apropriadas por livre demanda do próprio artista pesquisador. As 80faces corresponde a um estudo das fotografias que o artista retirou de seu próprio rosto em expressões diversas e que foram estampadas em diferentes objetos colocados em circulação. Atráves de percepções filosóficas de mecanismos do contexto da visualidade e da rostidade, foi traçado um caminho que justificou a produção e tentou alcançar a perspectiva do artista frente a produção de sua obra e futura análise distanciada da mesma. Rostidade, metrópole comunicacional e imagem são alguns dos elementos que nortearam esta pesquisa, além da apresentação de uma criação poética independente de crivos teóricos referenciais pré estabelecidos |
Abstract: | This work was developed from the theoretical poetic link made from the analysis and production of the work 80faces developed by one who is here presented both as author and researcher of the same . This feature provided a dual perspective that appear in different parts of the work, the first being a reference theoretical apparatus and the second notes and demand appropriate ideas for free artist's own search engine . The 80faces corresponds to a study of the photographs that the artist pulled his own face in various expressions which were printed on different objects placed in circulation . Through philosophical perceptions of the mechanisms of visual context and rostidade , was traced a path that justified the production and reached the opposite perspective of the artist producing his work and future analysis out of it. Rostidade , communicational metropolis and image are some of the elements that guided this research, beyond the presentation of poetic creation of an independent pre riddles established theoretical frameworks |
Palavras-chave: | Image Photography Self Portrait Imagens fotográficas Face na arte Imagem corporal na arte Gomes, Daniel Auto-retratos Autopercepção na arte Imagem Rostidade Fotografia Auto Retrato |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citação: | PINTO, Daniel Gomes. 80faces: objeto-Para-outro. 2014. 157 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7501 |
Data de defesa: | 27-Mar-2014 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Daniel Gomes Pinto_Dissertacao.pdf | 6,81 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.