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Tipo do documento: Dissertação
Título: A impossibilidade do esvaziamento pleno: uma análise do vazio na arte
Título(s) alternativo(s): The impossibility of the complete emptiness: an analysis of the emptiness in art
Autor: Santos, Leandro Fazolla Rodrigues dos 
Primeiro orientador: Siqueira, Vera Beatriz Cordeiro
Primeiro membro da banca: Lima, Felipe Scovino Gomes
Segundo membro da banca: Campos, Marcelo Gustavo Lima de
Resumo: Tendo como objetivo principal destrinchar o conceito do vazio e a forma como este permeou a produção artística e o pensamento humano ao longo dos tempos, esta pesquisa faz uma incursão por teorias filosóficas desde a Antiguidade Clássica ocidental até conceitos filosóficos e religiosos do Oriente, a fim de compreender como o interesse pela ideia de vazio migrou para a produção artística e, mais do que isso, consolidou-se como um importante fundamento para a Arte Moderna e para a produção contemporânea. Partindo de exemplos e momentos da História da Arte que permitam a compreensão das várias formas como o pensamento artístico incorporou o conceito nas obras de arte, a partir desta primeira busca histórica e conceitual, será feita uma investigação pela produção de artistas visuais cujas trajetórias foram marcadas por ideias de esvaziamento. Num segundo momento, uma análise da 28ª Bienal de São Paulo cujo eixo curatorial manteve todo um pavimento vazio durante o período expositivo buscará compreender a forma como a presença do vazio pode se ampliar para além do objeto artístico e se incorporar ao próprio espaço institucional
Abstract: As its main objective to disentangle the concept of emptiness and how it permeate the artistic production and the human thought over time, this research makes an incursion through philosophical theories from Western Classical Antiquity to Eastern philosophical and religious concepts, aiming to comprehend how the interest around the idea of emptiness migrated into the artistic production and, more than that, became an important foundation for the Modern Art and for the contemporary production. Taking examples and moments in Art History that allow us to understand how the artistic thought incorporated such concept in works of art, from this first historical and conceptual search we'll investigate the production of artists in whose trajectories the idea of emptiness was notorious. On a second moment, from an analysis of the 28th São Paulo Art Biennial - that had a whole floor empty throughout the exhibition period as a curatorial strategy - we'll try to understand the way the presence of the emptiness could expand beyond the artistic object and incorporate the institutional space
Palavras-chave: Emptiness
Art object
Modern art
Contemporary art
Arte Filosofia
Espaço (Arte)
Cultura visual
Arte moderna Séc. XXI
Artes plásticas Séc. XXI
Klein, Yves, 1928-1962
Bienal de São Paulo
Vazio
Objeto de arte
Arte moderna
Arte contemporânea
Yves Klein
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::TEORIA DA ARTE
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: SANTOS, Leandro Fazolla Rodrigues dos. A impossibilidade do esvaziamento pleno: uma análise do vazio na arte. 2014. 117 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7508
Data de defesa: 18-Ago-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes

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