Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7510
Tipo do documento: Dissertação
Título: Trânsitos poéticos no ensino da arte: as visualidades, subjetividades e afetividades no cotidiano escolar
Título(s) alternativo(s): Poetic transitions in art education: visuality, subjetivity and affectivity in school life
Autor: Gaio, Marcela Wanderley 
Primeiro orientador: Cruz, Jorge Luiz
Primeiro membro da banca: Victorio Filho, Aldo
Segundo membro da banca: Berino, Aristóteles de Paula
Resumo: A pesquisa tem como foco a discussão das visualidades encontradas e, principalmente, produzidas no/do/com o cotidiano escolar, e suas relações com os currículos. O estudo se desenvolveu, tomando como base, o registro e recolhimento de dados a partir da nossa prática docente no ensino de arte, numa escola municipal do Rio de Janeiro. A escolha da problemática deste estudo surgiu do desejo de discutirmos as experiências vividas cotidianamente nos espaçostempos da escola, e de refletirmos em torno dos posicionamentos dos sujeitos deste contexto, frente às fissuras epistemológicas e conceituais que aí se apresentam. O debate em torno dos currículos vigentes e os praticados estão inseridos nesta investigação, trazendo à tona as imposições oficiais e as tessituras captadas nos entrelinhas dos cotidianos. As imagens que cercam este espaço, tanto as criadas quanto as que invadem tal cenário, são discutidas aqui quanto ao seu potencial emancipatório. Abordamos os desafios encontrados no exercício do ensinar/aprender na perspectiva contemporânea, levando em consideração as múltiplas identidades que transitam poeticamente na escola e as subjetividades que as caracterizam. Buscamos, ainda, incentivar as relações dialógicas com os docentes e suas atuações no campo escolar, acreditando que é na prática, e na reflexão sobre ela, que nos formamos enquanto educadores
Abstract: The research focuses on the discussion of visualities found and produced in/of/with the school quotidian and their relations with the curriculum. The study was developed based on the recording and gathering data from our teaching practice in teaching art in a public school in Rio de Janeiro. The choice of the problem of this study arose from the desire to discuss her experiences daily in spacetimes of school, and reflect around the positioning of subjects in this context, forward to the epistemological and conceptual cracks that are presented. The debate around the current curriculum and practiced are included in this investigation bringing up the official charges and tessitura captured in the lines of everyday. The images that surround this space, both created and those that invade such a scenario are discussed as to its mancipator potential. We address the challenges encountered in the exercise of teaching / learning in contemporary perspective, taking into account the multiple identities that transit poetically in school and subjectivities that characterize them. We also seek to encourage dialogical relations with teachers and their performances in the school field, believing that it is in practice, and reflection on it, we graduated as educators
Palavras-chave: Art education
Image
Visual culture
Curriculum
Quotidian
Ensino da arte
Imagem
Cultura visual
Currículo
Cotidiano
Arte Estudo e ensino
Arte na educação
Arte Currículos
Percepção visual em crianças
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: GAIO, Marcela Wanderley. Trânsitos poéticos no ensino da arte: as visualidades, subjetividades e afetividades no cotidiano escolar. 2014. 114 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7510
Data de defesa: 27-Mar-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Marcela Wanderley Gaio_Dissertacao.pdf2,82 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.