Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7512
Tipo do documento: Dissertação
Título: Corpo como superfície: fazer-se imagem
Título(s) alternativo(s): Body as surface: making oneself image
Autor: Martins, Thais Boulanger Cerqueira 
Primeiro orientador: Santos, Roberto Corrêa dos
Primeiro membro da banca: Campos, Marcelo Gustavo Lima de
Segundo membro da banca: Borba, Maria Antonieta Jordão de Oliveira
Resumo: Dissertação que pesquisa o desdobramento de espetáculos teatrais em imagens de potencial plástico fecundo na interação entre a cenografia e as artes visuais. Estudos de caso de obras de Robert Wilson que elaboram as questões da tensão entre a ficção e a biografia, além de abordar imagem, corpo, movimento e espacialidade. Desenvolve-se em análise das posturas do espaço quando atravessado por trabalhos que promovem o pensamento acerca da imobilidade e de seu contrário. A reprodutibilidade esteticamente explorada é observada enquanto elemento fundamental na proposta que trata a disponibilidade do corpo justaposta à imagética que este é capaz de produzir. Na análise aparecem alguns materiais - imagens - resultantes de processos artísticos de Robert Wilson bem como de outros artistas como Marina Abramovic e Rineke Djcstra. Estruturado no encadeamento de imagens partícipes de processos de construção e condução de performances artísticas que abrangem as perspectivas da colaboração imagética incorporada ao pensamento criativo que recondiciona o corpo no campo da superficialidade enquanto abrangência poética
Abstract: Dissertation researching the deployment of theater shows in pictures of fruitful plastic potential in the interaction between stage design and visual arts. Case studies of works by Robert Wilson that elaborate the issues of tension between fiction and biography, adressing in addition image, body, movement and spatiality. Develops in analysis of postures of space when crossed by works that promote thinking about stillness and its opposite. The aesthetically exploited reproducibility is seen as a key element in the proposal that treats the availability of the body juxtaposed to the imagery that this body is capable of producing. In this analysis some materials - images - appear as the resulting of artistic processes of Robert Wilson as well as other artists such as Marina Abramovic and Rineke Djcstra. Structured in the chain of participant pictures of building processes and driving of artistic performances that encompass the perspectives in collaboration of imagery incorporated into the creative thinking that reconditions the body in the field of superficiality as poetic scope
Palavras-chave: Set design
Image
Movement
Cenografia
Imagem
Movimento
Robert Wilson
Artes plásticas
Teatros Cenografia e cenários
Cenógrafos
Imagens
Wilson, Robert, 1941-
Corpo como suporte da arte
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: MARTINS, Thais Boulanger Cerqueira. Corpo como superfície: fazer-se imagem. 2014. 76 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7512
Data de defesa: 25-Ago-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Thais Boulanger Cerqueira Martins_dissertacao.pdf3,52 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.