Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7512
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Corpo como superfície: fazer-se imagem |
Título(s) alternativo(s): | Body as surface: making oneself image |
Autor: | Martins, Thais Boulanger Cerqueira |
Primeiro orientador: | Santos, Roberto Corrêa dos |
Primeiro membro da banca: | Campos, Marcelo Gustavo Lima de |
Segundo membro da banca: | Borba, Maria Antonieta Jordão de Oliveira |
Resumo: | Dissertação que pesquisa o desdobramento de espetáculos teatrais em imagens de potencial plástico fecundo na interação entre a cenografia e as artes visuais. Estudos de caso de obras de Robert Wilson que elaboram as questões da tensão entre a ficção e a biografia, além de abordar imagem, corpo, movimento e espacialidade. Desenvolve-se em análise das posturas do espaço quando atravessado por trabalhos que promovem o pensamento acerca da imobilidade e de seu contrário. A reprodutibilidade esteticamente explorada é observada enquanto elemento fundamental na proposta que trata a disponibilidade do corpo justaposta à imagética que este é capaz de produzir. Na análise aparecem alguns materiais - imagens - resultantes de processos artísticos de Robert Wilson bem como de outros artistas como Marina Abramovic e Rineke Djcstra. Estruturado no encadeamento de imagens partícipes de processos de construção e condução de performances artísticas que abrangem as perspectivas da colaboração imagética incorporada ao pensamento criativo que recondiciona o corpo no campo da superficialidade enquanto abrangência poética |
Abstract: | Dissertation researching the deployment of theater shows in pictures of fruitful plastic potential in the interaction between stage design and visual arts. Case studies of works by Robert Wilson that elaborate the issues of tension between fiction and biography, adressing in addition image, body, movement and spatiality. Develops in analysis of postures of space when crossed by works that promote thinking about stillness and its opposite. The aesthetically exploited reproducibility is seen as a key element in the proposal that treats the availability of the body juxtaposed to the imagery that this body is capable of producing. In this analysis some materials - images - appear as the resulting of artistic processes of Robert Wilson as well as other artists such as Marina Abramovic and Rineke Djcstra. Structured in the chain of participant pictures of building processes and driving of artistic performances that encompass the perspectives in collaboration of imagery incorporated into the creative thinking that reconditions the body in the field of superficiality as poetic scope |
Palavras-chave: | Set design Image Movement Cenografia Imagem Movimento Robert Wilson Artes plásticas Teatros Cenografia e cenários Cenógrafos Imagens Wilson, Robert, 1941- Corpo como suporte da arte |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citação: | MARTINS, Thais Boulanger Cerqueira. Corpo como superfície: fazer-se imagem. 2014. 76 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7512 |
Data de defesa: | 25-Ago-2014 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Thais Boulanger Cerqueira Martins_dissertacao.pdf | 3,52 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.