Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7514
Tipo do documento: Dissertação
Título: O que nos une, o que nos separa: do encontro e da distância na fotografia
Título(s) alternativo(s): Ce qui nous unit, ce qui nous sépare: la réunion et de la distance sur la photo
Autor: Almeida, Paula Huven 
Primeiro orientador: Basbaum, Ricardo Roclaw
Primeiro membro da banca: Campos, Marcelo Gustavo Lima de
Segundo membro da banca: Lissovsky, Mauricio
Resumo: A pesquisa desenvolvida parte de um diálogo entre a minha produção artística e uma reflexão teórica sobre fotografia. Reflexão que não se esgota neste trabalho, mas, ao contrário, abre novas brechas para imagens e palavras que virão. O fio condutor da minha produção fotográfica reflete uma forma específica de pensar a fotografia para além da imagem, que eleva a ideia de instante a uma potência de momento fotográfico. A expectação é pensada aqui como uma interação onde surge uma nova relação entre fotógrafo-fotografado. O interesse pelos olhares que atravessam a câmera, além daqueles que, mais tarde, pousarão na superfície da imagem, aproxima esta pesquisa da filosofia de Georges Didi-Huberman, que propõe um diálogo incessante entre o visível e o invisível na imagem e descortina o jogo entre o perto e o distante no olhar. Como a fotografia percorre as distâncias fazendo desse caminho também um encontro? A fotografia é tomada como um elo e também como objeto. Diferentes materialidades da imagem definem diferentes temporalidades. O tempo que ronda o ato fotográfico se alarga e se estreita em função de seus meios de produção. Mauricio Lissovsky aponta a expectação como fator determinante das imagens fotográficas. Suely Rolnik, em suas direções cartográficas sentimentais, guia essa trama fluida, que também se compõe pelo afeto. Miwon Kwon, ao pensar a sensação de instabilidade e não pertencimento, sugere novas formas de relação com o lugar estrangeiro. Hal Foster considera a inserção da arte na vida social uma dimensão intrínseca à prática artística contemporânea. Nesse contexto, localizo a minha pesquisa. Alguns trabalhos de Nan Goldin, Sophie Calle, Rosângela Rennó e Alexandre Sequeira, entre outros artistas e pesquisadores, são trazidos à cena, para compor e perpetuar o delicado jogo de olhares, distâncias, imagens e encontros
Abstract: La recherche développée part d un dialogue entre ma production artistique et une réflexion théorique sur la photographie. Réflexion qui ne s épuise dans ce travail mais, au contraire, ouvre de nouvelles brèches pour des images et des mots à venir. Le fil conducteur de ma production photographique reflète une forme spécifique de penser la photographie au-delà de l image, élevant l idée d instant à la puissance de moment photographique. L expectation est envisagée ici comme une interaction où surgit une nouvelle relation photographe-photographié. L intérêt pour les regards qui traversent la caméra, au-delà de ceux qui, plus tard, se poseront sur la superficie de l image, oriente cette recherche vers la philosophie de George Didi-Huberman, qui propose un dialogue incessant entre le visible et l invisible dans l image et met en lumière le jeu entre la proximité et la distance dans le regard. Comment la photographie parcourt les distances, transformant ce cheminement en une rencontre? La photographie est envisagée à la fois comme un lien et un objet. Différentes matérialités de l image définissent différentes temporalités. Le temps de l acte photographique s élargit ou se contracte en fonction de ses moyens de production. Mauricio Lissovsky indique l expectation comme un facteur déterminant des images photographiques. Suely Rolnik, dans ses directions cartographiques sentimentales, dirige cette trame fluide qui se compose également de liens affectifs. Miwon Kwon, en se penchant sur la sensation d instabilité et de non-appartenance, suggère de nouveaux rapports avec le lieu étranger. Hal Foster considère l insertion de l art dans la vie sociale comme une dimension intrinsèque de la pratique artistique contemporaine. Je place ma recherche dans ce contexte. Certaines uvres de Nan Goldin, Sophie Calle, Rosângela Rennó et Alexandre Siqueira, entre autres artistes et chercheurs, sont mis en avant pour composer et perpétuer le jeu délicat des regards, des distances et des rencontres
Palavras-chave: Photographie
Moment photographique
Anthropologie de l image
Cartographie
Art Contemporain
Fotografia
Momento fotográfico
Antropologia da imagem
Cartografia
Arte contemporânea
Imagens fotográficas
Antropologia visual
Imagem (Filosofia)
Arte moderna Séc. XXI
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: ALMEIDA, Paula Huven. O que nos une, o que nos separa: do encontro e da distância na fotografia. 2012. 155 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7514
Data de defesa: 26-Abr-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Paula Huven Almeida_dissertacao.pdf9,46 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.