Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7519
Tipo do documento: Dissertação
Título: Hélio Oiticica: só me interesso pelo que não é meu
Título(s) alternativo(s): Hélio Oiticica: only care for what is not mine
Autor: Kepler, Paula ávila 
Primeiro orientador: Gueron, Rodrigo
Primeiro coorientador: Oliveira, Luiz Sérgio da Cruz de
Primeiro membro da banca: Cruz, Jorge Luiz
Segundo membro da banca: Vasconcellos, Jorge Luiz Rocha de
Resumo: A obra de Hélio Oiticica põe em questão o estatuto, as instituições, as fronteiras e a relação da arte com à politica, do neocroncretismo ayté a arte ambiental, passando pelas conexões com a antiarte e a arte conceitual. O campo de análise se concentra no período em que Hélio Oiticica se envolve com a comunidade da Mangueira, no Rio de Janeiro, anos 1960 e 1970. Esta dissertação se propõe a analisar as intervenções e as propostas de Hélio Oiticica do ponto de vista dos processos sociais que lhe animam e são reconfigurados no ânimo da produção de subjetividade. Assume como enfoque uma transição das práticas e processos artísticos entre o marco da modernidade e da pós-modernidade, que tem consequências diferentes matrizes de produção social, economia do desejo e formas de organização política. Em especial, sob o ponto de vista da resistência, é aprofundada a diferença conceitual entre uma arte voltada à afirmação de identidades e à emancipação, em relação ao marco pós-moderno dos processos de singularização e diferenciação constituinte
Abstract: In the word of brazilian artist Helio Oiticica, there is a systematic questioning of art pratices, conditions, limitations and connections, concerning its relations to politics, both in the micropolitical level and institutional frame. This research goes from Brazilian art movement of Neoconcretism to the holistic Environmental Art, and also through a (briefly discussed) journey upon Antiart and Conceptual Art. My analysis focuses Mangueira s favela community imbrications, where Helio Oiticica did much experimentation along the sixties and seventies. I endeavor to address social processes that animate and reconstruct, from conceptual point of view, his Works in relation to subjectivity production.It assumes as its central point a certain periodization, from modern matrices of art process to post-modern, in the sense established by Brazilian art critic Mario Pedrosa. Specially, under the light of resistance, I wish to examine how Helio Oiticica, both in his writings and his actual Works, he strives to radicalize differentiation and singularisation processes within artistic, political and social interwoven matrices of poor communities in Brazil
Palavras-chave: Mangueira favela
Tropicalism
Neoconcretism
Conceptual Art
Environmental Art
Antiart
Avant-Garde
Subjectivity
Identity
Singularity
Hélio Oiticica e Mangueira
Tropicalismo
Neoconcreto
Arte conceitual
Arte ambiental
Parangolé
Antiarte
Vanguarda
Subjetividade
Identidade
Singularidade
Oiticica, Hélio, 1937-1980
Arte concreta
Identidade social na arte
Vanguarda (Estética)
Pós-modernismo
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::CRITICA DA ARTE
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: KEPLER, Paula ávila. Hélio Oiticica: só me interesso pelo que não é meu. 2012. 93 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7519
Data de defesa: 20-Abr-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Paula Avila Kepler_dissertacao.pdf396,26 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.