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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7519
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Hélio Oiticica: só me interesso pelo que não é meu |
Título(s) alternativo(s): | Hélio Oiticica: only care for what is not mine |
Autor: | Kepler, Paula ávila |
Primeiro orientador: | Gueron, Rodrigo |
Primeiro coorientador: | Oliveira, Luiz Sérgio da Cruz de |
Primeiro membro da banca: | Cruz, Jorge Luiz |
Segundo membro da banca: | Vasconcellos, Jorge Luiz Rocha de |
Resumo: | A obra de Hélio Oiticica põe em questão o estatuto, as instituições, as fronteiras e a relação da arte com à politica, do neocroncretismo ayté a arte ambiental, passando pelas conexões com a antiarte e a arte conceitual. O campo de análise se concentra no período em que Hélio Oiticica se envolve com a comunidade da Mangueira, no Rio de Janeiro, anos 1960 e 1970. Esta dissertação se propõe a analisar as intervenções e as propostas de Hélio Oiticica do ponto de vista dos processos sociais que lhe animam e são reconfigurados no ânimo da produção de subjetividade. Assume como enfoque uma transição das práticas e processos artísticos entre o marco da modernidade e da pós-modernidade, que tem consequências diferentes matrizes de produção social, economia do desejo e formas de organização política. Em especial, sob o ponto de vista da resistência, é aprofundada a diferença conceitual entre uma arte voltada à afirmação de identidades e à emancipação, em relação ao marco pós-moderno dos processos de singularização e diferenciação constituinte |
Abstract: | In the word of brazilian artist Helio Oiticica, there is a systematic questioning of art pratices, conditions, limitations and connections, concerning its relations to politics, both in the micropolitical level and institutional frame. This research goes from Brazilian art movement of Neoconcretism to the holistic Environmental Art, and also through a (briefly discussed) journey upon Antiart and Conceptual Art. My analysis focuses Mangueira s favela community imbrications, where Helio Oiticica did much experimentation along the sixties and seventies. I endeavor to address social processes that animate and reconstruct, from conceptual point of view, his Works in relation to subjectivity production.It assumes as its central point a certain periodization, from modern matrices of art process to post-modern, in the sense established by Brazilian art critic Mario Pedrosa. Specially, under the light of resistance, I wish to examine how Helio Oiticica, both in his writings and his actual Works, he strives to radicalize differentiation and singularisation processes within artistic, political and social interwoven matrices of poor communities in Brazil |
Palavras-chave: | Mangueira favela Tropicalism Neoconcretism Conceptual Art Environmental Art Antiart Avant-Garde Subjectivity Identity Singularity Hélio Oiticica e Mangueira Tropicalismo Neoconcreto Arte conceitual Arte ambiental Parangolé Antiarte Vanguarda Subjetividade Identidade Singularidade Oiticica, Hélio, 1937-1980 Arte concreta Identidade social na arte Vanguarda (Estética) Pós-modernismo |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::CRITICA DA ARTE |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citação: | KEPLER, Paula ávila. Hélio Oiticica: só me interesso pelo que não é meu. 2012. 93 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7519 |
Data de defesa: | 20-Abr-2012 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Artes |
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