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Tipo do documento: Dissertação
Título: Quase imperceptível: arte participativa e ficção
Título(s) alternativo(s): Almost imperceptible: participatory art and fiction
Autor: Junqueira, Franciane Dama 
Primeiro orientador: Fatorelli, Maria Luiza
Primeiro membro da banca: Victorio Filho, Aldo
Segundo membro da banca: Berino, Aristóteles de Paula
Resumo: Esta dissertação levantou um conjunto de questões relacionadas à reflexão do meu processo artístico, tendo como ponto de partida as imagens poéticas da casa, do dormir, do desabrigo, da invisibilidade e da visibilidade que culminaram em trabalhos acerca dos moradores de rua, da acessibilidade e do uso da cidade. Para analisar as experiências artísticas participativas realizadas em âmbito urbano, foi apresentado um estudo da produção de artistas como Flávio de Carvalho, Lygia Clark e Hélio Oiticica, assim como os conceitos de site specific e site oriented (KWON 1998). Acerca dos trabalhos que envolvem relações e propostas de convivência, foi acessado o livro Estética Relacional (BOURRIAUD 2009) e o texto Antagonismos e Estética Relacional (BISHOP 2004). O ato de ouvir e as histórias narradas durante as propostas participativas aproximaram o estudo da ideia de autoficção (DOUBROVSKY 1977) e da escrita de si (FOULCAULT 2002). A relação com o desenho foi observada como produção de sentido, assim como foi problematizado o papel do artista a partir da observação do papel do mediador, revelando possibilidades outras de definição com base nos conceitos de participação total (OITICICA 1967), e artista-etc. (BASBAUM 2013).
Abstract: This dissertation raised a number of issues related to the reflection of my artistic process, taking as its starting point the poetic pictures of the house, sleeping, homelessness, invisibility and visibility that culminated in works about the homeless, accessibility and the use of the city. To analyze the participatory artistic experiences in urban context, a study of the production of artists like Flávio de Carvalho, Lygia Clark and Hélio Oiticica was presented, as well as the concepts of site specific and site oriented (KWON 1998). About the work involving relations and coexistence proposals, the book Estética Relacional (BOURRIAUD 2009) and the text Antagonismo e Estética Relacional was accessed (BISHOP 2004). The act of listening and the stories told during the participatory proposals approached the study of the idea of self-fiction (DOUBROVSKY 1977) and self-writing (FOULCAULT 2002). The relationship with the drawing was observed as production of meaning, as well was questioned the role of the artist from the observation of the mediator s role, revealing other setting possibilities on the basis of participação total concept (OITICICA 1967), and artista-etc. (BASBAUM 2013).
Palavras-chave: Participatory art
Urban intervention
Collaborative art
Relational art
Home
Drawing
Fiction
Arte participativa
Intervenção urbana
Arte colaborativa
Arte relacional
Casa
Desenho
Ficção
Arte e sociedade
Arte (Percepção)
Arte urbana
Espaço (Arte)
Espaço urbano
Arte interativa
Participação social
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: JUNQUEIRA, Franciane Dama. Quase imperceptível: arte participativa e ficção. 2015. 94 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7523
Data de defesa: 26-Mar-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes

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