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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7530
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Eduardo Sued: Minotauros |
Título(s) alternativo(s): | Eduardo Sued: Minotauros |
Autor: | Santos Junior, Gilton Monteiro dos ![]() |
Primeiro orientador: | Siqueira, Vera Beatriz Cordeiro |
Primeiro membro da banca: | Danziger, Leila Maria Brasil |
Segundo membro da banca: | Zielinsky, Mônica |
Resumo: | A pintura de Eduardo Sued se caracteriza por uma variedade de soluções e um procedimento radicalmente assistemático. Observando o método de ação adotado pelo pintor, propõe-se uma análise crítica e interpretativa de sua produção apoiado em duas noções centrais, logicamente relacionadas: o desvio e o labirinto. Compreendida como estratégia revisionária, o desvio condiz à aspectos estritos à operação da pintura, no tocante à maneira como Sued lida com a tradição e principalmente como conduz a experiência da pintura nos termos de sua atualidade. O segundo conceito, labirinto, confere caráter às conseqüências produzidas por esta experiência, senão à experiência mesma, consistindo aí a unidade da produção. Neste aspecto, o labirinto estará presente tanto naquele momento que concerne às relações intra-poéticas, quanto na possibilidade aberta de se interpretar esta obra, seja em partes, seja em seu conjunto. A idéia de reconstrução deriva desse processo vivo e fragmentado da pintura. Reconstruir é buscar sentidos possíveis para a pintura hoje, algo que legitime seu papel no mundo contemporâneo, sem pretender, evidentemente, encerrar-se em dogmas. Repondo os termos de uma herança construtiva vigente na obra, as noções de desvio/labirinto revelam vínculos com certa tradição moderna, sem deixar de inserir e apontar nesta pintura os dilemas da contemporaneidade, que lhe são próprias |
Abstract: | Eduardo Sued s paintings are underlined for kinds of results and a radical unsystematic process. Seeing the painter s action method we propose a critic and interpretative analyses of his production. We use two ideas for it. The first is the swerve and the second is the labyrinth. The swerve is a strategic revision that suits with the operation of painting, demonstrating the mode as Sued works the tradition and labyrinth s idea ascribe the character to the form of experience, its image, residing there the unit of production. Thus the labyrinth will be present as in intra-poetics relations moment as in possible way to interpret this work. The reconstruction idea comes of its lively and broke process to paint to reconstruct possible meanings to the painting today something that it will do lawful at the contemporaneous world no to intend to reduce it for dogmas. The labyrinths and swerve ideas discover links to the modern tradition through their constructive heritage. And they don t leave to replace and to underline in these paintings contemporaneous dilemmas that are theirs |
Palavras-chave: | Contemporaneous Brazilian painting Brazilian art history Eduardo Sued Criticism and interpretation Pintura brasileira contemporânea História da arte brasileira Eduardo Sued Crítica e interpretação Sued, Eduardo, 1925- Crítica e interpretação Arte moderna Séc. XX Brasil Pintores brasileiros |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citação: | SANTOS JUNIOR, Gilton Monteiro dos. Eduardo Sued: Minotauros. 2008. 137 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7530 |
Data de defesa: | 19-Mar-2008 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Artes |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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