Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7535
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Arte & Educação em cultura visual: ensino, sentido, presença e invasões das imagens nos cotidianos |
Título(s) alternativo(s): | Art & Education visual culture: educations, sense, presence and intrusion of the images in the everyday |
Autor: | Silva, Leandro de Souza ![]() |
Primeiro orientador: | Victorio Filho, Aldo |
Primeiro membro da banca: | Dias, Rosimeri de Oliveira |
Segundo membro da banca: | Frade, Isabela Nascimento |
Resumo: | Parte da hipótese que a obra poética, artística ou não, tem força para além da mediação da palavra, ou seja, da afirmação de sentidos que obliterariam a eloquência da presença. Busca discorrer sobre a teoria da presença e sua importância na interlocução com a produção poética nas artes visuais contemporâneas. Aponta a utilidade dessa argumentação como perspectiva para problematizar a Cultura Visual e defender o investimento na elucidação do universo das imagens visuais como elemento de formação humana em sintonia com as questões da alteridade e com os tempos de hoje. Entende que o estudo equalizador entre as imagens visuais e as obras de arte visual favorece a autonomia dos indivíduos e o melhor aproveitamento do mundo das artes com menor risco de sujeição às hegemonias culturais |
Abstract: | We hypothesized that the poetic work, artistic or not, has strength beyond the word mediation, ie the claim that senses obliterariam the eloquence of presence. Seek to discuss the theory of presence and its importance in the dialogue with the poetic production in contemporary visual arts. Aim to use this argument as a perspective to discuss the Visual Culture and defend the investment in the elucidation of the visual images universe as part of human development in tune with the issues of otherness and our times. We understand that the equalizer study between visual images and works of visual art favors the autonomy of individuals and the better use of the art world with less risk of being subject to cultural hegemony |
Palavras-chave: | Art Education Images Visual culture Arte Ensino Imagens Cultura visual Arte Estudo e ensino Sentidos e sensações na arte Fotografia na educação |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citação: | SILVA, Leandro de Souza. Arte & Educação em cultura visual: ensino, sentido, presença e invasões das imagens nos cotidianos. 2015. 117 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7535 |
Data de defesa: | 20-Mar-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Leandro Souza Silva_Dissertacao.pdf | 4,5 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.