Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7535
Tipo do documento: Dissertação
Título: Arte & Educação em cultura visual: ensino, sentido, presença e invasões das imagens nos cotidianos
Título(s) alternativo(s): Art & Education visual culture: educations, sense, presence and intrusion of the images in the everyday
Autor: Silva, Leandro de Souza 
Primeiro orientador: Victorio Filho, Aldo
Primeiro membro da banca: Dias, Rosimeri de Oliveira
Segundo membro da banca: Frade, Isabela Nascimento
Resumo: Parte da hipótese que a obra poética, artística ou não, tem força para além da mediação da palavra, ou seja, da afirmação de sentidos que obliterariam a eloquência da presença. Busca discorrer sobre a teoria da presença e sua importância na interlocução com a produção poética nas artes visuais contemporâneas. Aponta a utilidade dessa argumentação como perspectiva para problematizar a Cultura Visual e defender o investimento na elucidação do universo das imagens visuais como elemento de formação humana em sintonia com as questões da alteridade e com os tempos de hoje. Entende que o estudo equalizador entre as imagens visuais e as obras de arte visual favorece a autonomia dos indivíduos e o melhor aproveitamento do mundo das artes com menor risco de sujeição às hegemonias culturais
Abstract: We hypothesized that the poetic work, artistic or not, has strength beyond the word mediation, ie the claim that senses obliterariam the eloquence of presence. Seek to discuss the theory of presence and its importance in the dialogue with the poetic production in contemporary visual arts. Aim to use this argument as a perspective to discuss the Visual Culture and defend the investment in the elucidation of the visual images universe as part of human development in tune with the issues of otherness and our times. We understand that the equalizer study between visual images and works of visual art favors the autonomy of individuals and the better use of the art world with less risk of being subject to cultural hegemony
Palavras-chave: Art
Education
Images
Visual culture
Arte
Ensino
Imagens
Cultura visual
Arte Estudo e ensino
Sentidos e sensações na arte
Fotografia na educação
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: SILVA, Leandro de Souza. Arte & Educação em cultura visual: ensino, sentido, presença e invasões das imagens nos cotidianos. 2015. 117 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7535
Data de defesa: 20-Mar-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Leandro Souza Silva_Dissertacao.pdf4,5 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.