Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7551
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Transarquivo: uma escrita revolucionária de relatos da história da arte |
Título(s) alternativo(s): | Transarchival: a revolutionary writing of art history tales |
Autor: | Ricart, Paola María Marugán |
Primeiro orientador: | Silva, Denise Espírito Santo da |
Primeiro coorientador: | Mendes, Eloisa Brantes Bacellar |
Primeiro membro da banca: | Donini, Angela Aparecida |
Segundo membro da banca: | Basbaum, Ricardo Roclaw |
Resumo: | Esta pesquisa surge de uma série de cruzamentos entre as artes performativas, as relações de poder na historiografia da arte e as políticas da memória. Nas duas últimas décadas, assistimos a uma proliferação de arquivos que respondem à lógica do mercado da arte, na qual tudo aquilo que não é documentado, objetivado e colocado em uma vitrine, não existe. Este furor também atingiu o âmbito das artes performativas, gerando um extenso debate sobre as possibilidades e os limites na exibição destas práticas em contextos museológicos e o modo de realizar um exercício histórico com a própria linguagem das artes cênicas. Transarquivo é um dispositivo de escrita que toma como ponto de partida algumas questões como: o que é um arquivo? Para que arquivar? De que modo é possível nos aproximarmos dos documentos? O que resta além do objeto material? Que estratégias de inventário seriam coerentes com as poéticas corporais? |
Abstract: | This research arises from a series of encounters between performance art, the power relationships inherent in the history of art and the politics of memory. In the last two decades a proliferation of archival practices has occurred in response to the logistics of art practices in the global market, according to which everything that is not documented, objectified and placed in a glass case does not exist. The furor generated by this reached the performing arts, generating a broad debate on the possibilities and limits of these live practices in a gallery/museum context and inspired a rethinking of modes of historiography the filed. Transarchival is a means of writing, which takes as its starting point the following questions: What is an archive? Why do we archive? How do we approach these documents? What remains beyond the material object itself? What inventorial strategies would make sense in the medium of body-poetics? |
Palavras-chave: | Archive Performance History Body Feminism Arquivo Performance História Corpo Feminismo Arquivos e arte Performance (Arte) Arte - História Corpo como suporte da arte Feminismo e arte |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7551 |
Data de defesa: | 22-Nov-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Paola Maria Marugan Ricart_Dissertacao.pdf | 2,42 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.