Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7559
Tipo do documento: Dissertação
Título: Experiência educativa: a construção do campo da arte educação ambiental
Título(s) alternativo(s): Educational experience: designing the field of environmental art education
Autor: Rangel, Clarice Duarte 
Primeiro orientador: Frade, Isabela Nascimento
Primeiro membro da banca: Branquinho, Fatima Teresa Braga
Segundo membro da banca: Lacerda, Fátima Kzam Damaceno de
Terceiro membro da banca: Chaud, Eliane Maria
Resumo: Esta pesquisa aborda uma experiência de arte educação ambiental a partir do acompanhamento das ações artísticas do coletivo O Círculo de Mulheres de Arte da Terra, relacionando-as aos conceitos de arte expandida e escultura social na análise de obras do artista Joseph Beuys. Nessa abordagem, buscam-se as formas de interação entre a natureza e a arte que apreendam as potencialidades da construção do comum , compreendido pela lógica de compartilhamento. Com isso, aponta-se para a terra (a natureza) e suas configurações relacionais para reforçar o sentido de inventividade que determina a condição autopoiética do ser vivo. Essa condição é possível pela emoção amor , que funda na aceitação do outro, na convivência, o fenômeno social responsável pela produção de conhecimento, evidenciando-se, então, o fator de sociabilidade da arte. Assim, nas relações que modulam o campo perceptivo do território observado, composto pelos elos criados entre a comunidade Mangueira, o ateliê, a escola, os parceiros, as famílias e a UERJ, constroem-se os caminhos possíveis para uma prática efetiva da arte educação ambiental. Nesse sentido, esta dissertação investe na concepção expandida da arte, desenvolvida por Beuys, cuja matéria em sua expressão criadora está intimamente conectada aos processos do viver, revelando-se na práxis humana ao se concretizarem mudanças nos modos de existência
Abstract: This research addresses an experience of environmental art education resulting from following up artistic actions of the group The Women's Circle of Earth Art. Such actions are being related here to the concepts of "expanded art" and "social sculpture", analysed in works by the artist Joseph Beuys. Adopting such approach, we seek the forms of interaction between nature and art which have insight into the potentiality of the construction of the mutual , understood by the logic of sharing. In this way, there is a focus on the earth (the nature) and its relational configurations to enhance the sense of inventiveness determining the autopoietic condition of the living being. This condition is made possible by the emotion "love", which bases on the acceptance of the other, on the co-existence, the social phenomenon responsible for the production of knowledge, thus highlighting art s sociability factor. Therefore, in the relationships modulating the perceptual field of the observed territory consisting of the links created between the Mangueira community, the studio, the school, the partners, the families and the Rio de Janeiro State University possible paths for an effective practice of environmental art education are built. Hence, this dissertation commits itself to the expanded concept of art, developed by Beuys, whose matter, in its creative expression, is intimately connected to the processes of living, revealing itself in the human praxis through the realisation of changes in the ways of existence
Palavras-chave: Expanded art
Ecosofy
Environmental art education
Earth
Materiality
Arte na educação
Educação ambiental
Arte e sociedade
Beuys, Joseph, 1921-1986
Arte expandida
Ecosofia
Arte educação ambiental
Joseph Beuys
Materialidade Terra
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: RANGEL, Clarice Duarte. Experiência educativa: a construção do campo da arte educação ambiental. 2016. 128 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7559
Data de defesa: 24-Out-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Clarice Duarte Rangel - Dissertacao 2016.pdf6,66 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.