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Tipo do documento: Dissertação
Título: A Companhia Mariocas e o Tambor de crioula: cultura popular sob a ótica da retórica da perda
Título(s) alternativo(s): The Companhia Mariocas and the Tambor de crioula: popular culture from the perspective of the rhetoric of loss
Autor: Dassie, Vitor Cerqueira 
Primeiro orientador: Lima, Ricardo Gomes
Primeiro membro da banca: Castro, Maurício Barros de
Segundo membro da banca: Frade, Maria de Cáscia do Nascimento
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo observar o processo de construção da identidade e dos discursos culturais do Tambor de Crioula da Companhia Mariocas. Procura-se analisar como as ideias de tradição e cultura são construídas através de discursos de objetificação cultural, por meio de um processo de apropriação e reapropriação de bens culturais coletivos, tendo como paradigma a retórica da perda. Tal paradigma influencia os referidos processos de forma transversal, tanto no âmbito das instituições que planejam e executam as políticas culturais em nível federal e estadual, quanto em relação aos pequenos discursos, que podem ser observados através de grupos de cultura popular pelo estudo do caso da Companhia Mariocas. Para tanto, procura-se identificar as vozes que compõem os discursos dos Mariocas, trazendo à discussão o contexto histórico ao qual estão conectadas e as demandas impostas pelo meio em que estão inseridas atualmente, observando tanto as questões definidoras da pós-modernidade quanto aquelas representadas pelas pressões exercidas pela sociedade, pelo Estado e pelo mercado. Observa-se também o Tambor de Crioula como um ritual, assim como a atuação do instrumento musical tambor sob o ponto de vista da antropologia da arte como um mediador do desejo coletivo, o que põe em evidência os valores representativos do grupo
Abstract: This dissertation aims to observe the process of construction of the identity and cultural discourses of the Companhia Mariocas Tambor de Crioula. It seeks to analyze how the ideas of tradition and culture are constructed through discourses of cultural objectification, through a process of appropriation and reappropriation of collective cultural assets, having as paradigm the rhetoric of loss. Such a paradigm influences the aforementioned processes in a transversal way, both within the institutions that plan and execute cultural policies at the federal and state levels, and in relation to the small discourses that can be observed among popular culture groups by studying the case of the Companhia Mariocas. In order to do so, it seeks to identify the voices that make up the Mariocas' discourses, bringing to the discussion the historical context to which they are connected and the demands imposed by the environment in which they are currently inserted, observing both the defining issues of postmodernity and those represented by the pressures exerted by society, the State and the market. The Tambor de Crioula is also observed as a ritual, as well as the performance of the drum - from the point of view of the anthropology of art - as a mediator of collective desire, which highlights the representative values of the group
Palavras-chave: Popular culture
Culture of Maranhão
Rhetoric of loss
Cultura popular Brasil
Política cultural
Tambor-de-crioula (Dança)
Análise do discurso narrativo
Perda (Psicologia)
Tambor de Crioula
Companhia Mariocas
Cultura maranhense
Retórica da perda
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: DASSIE, Vitor Cerqueira. A Companhia Mariocas e o Tambor de crioula: cultura popular sob a ótica da retórica da perda. 2017. 175 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7561
Data de defesa: 25-Out-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes

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