Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7564
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Sobre anti-esquecimento: a escola narrada através das experiências de amores |
Título(s) alternativo(s): | On anti-forgetfullness: school life told through endearment experiences |
Autor: | Pinto, Maria Lia Gauterio Conde |
Primeiro orientador: | Victorio Filho, Aldo |
Primeiro membro da banca: | Paixão, Alexandre Sá Barretto da |
Segundo membro da banca: | Costa, Ana Valéria de Figueiredo da |
Resumo: | A hierarquização de conhecimentos e saberes, o silenciamento dos corpos e a manutenção das desigualdades sociais dentro e fora das instituições básicas de ensino corroboram para que, cada vez mais, o debate e a problematização dessas mesmas instituições se faça de maneira tal que possibilite a construção de respostas para uma educação mais justa e amorosa. Esta pesquisa centra-se no campo de estudos do currículo como criação cotidiana das escolas, apresentando um conjunto de experiências vividas e de experiências pensadas, narradas desde uma prática de docência na disciplina de Artes Visuais no Ensino Médio do Colégio Pedro II. A partir da defesa do processo de ensino/aprendizagem de artes, entendida aqui como comunidade dos sentidos, buscou-se compartilhar relatos de um projeto educacional contemporâneo de formação de jovens, percebidos como inventores de poéticas, autores de seus e de novos tempos, pautado em relações de afeto e igualdade. |
Abstract: | The hierarchy of knowledges and wisdoms, the silencing of the body and the maintenance of social inequalities both within and outside the lower education institutions s walls entice, more and more, the debate and the very questioning of these same institutions in such a way that new paths for more loving and caring educational models open up. The present research centers itself around the field of the curriculum studies here understood as an everyday creation that takes place within the school itself and presents a set of experiences both properly lived and imagined that are told from the teaching experiences witheld amidst Colégio Pedro II s middle school s Visual Arts subject. Having as a starting point the defense of the thesis that the artistical teaching/learning process here comprehended as a feelings comunity , we hope to share the testimony of a contemporary teenage upbringing project where the students are seen as poetic creators, authors of not only their own but also new times, and that is based on equal and afectionate relationships. |
Palavras-chave: | Visual arts teaching Social justice Creation of poetics Loving narratives Contemporary schools Ensino de artes visuais Produções de poéticas Narrativas amorosas Escolas contemporâneas Arte Estudo e ensino Arte e educação Justiça social |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7564 |
Data de defesa: | 6-Mar-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Maria Lia G C Pinto - Dissertacao.pdf | 5,45 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.