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Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação do Impacto do Desenvolvimento Infantil na Educação Primária nos Estados Brasileiros
Título(s) alternativo(s): Impact assessment of child development in Primary Education in the Brazilian states
Autor: Madeira, Juliana Domiciano Cupti 
Primeiro orientador: Marinho, Alexandre
Primeiro membro da banca: Brandão, Antônio Salazar Pessoa
Segundo membro da banca: Almeida, Vivian Vicente de
Resumo: A teoria do capital humano preconiza que o conjunto de habilidades, conhecimento e aptidões contribuem para o aumento da produtividade, que por sua vez, aumenta a renda dos indivíduos, possibilitando uma melhora no nível de qualidade de vida e nas oportunidades profissionais e sociais. Uma forma de potencializar os investimentos realizados em desenvolvimento humano é o próprio investimento em desenvolvimento infantil. Devido ao reconhecimento da importância que a educação e saúde infantil têm para o crescimento econômico dos países, a literatura que trata desses temas já é bastante ampla. Com base nesse reconhecimento, buscamos avaliar o impacto que o desenvolvimento infantil tem na educação primária. Para tanto, foram utilizados modelos de fronteira estocástica com o auxílio do programa R, no qual as variáveis independentes representam o desenvolvimento infantil, as variáveis dependentes, a educação primária e as unidades tomadoras de decisão são os Estados brasileiros.
Abstract: The human capital theory symbolizes that the abilities, knowledge and skills contribute to increase the productivity, in turn, increases individuals income, allowing an improvement in quality of life and professional and social opportunities. One way the enhance investments in human development is investing in child development. Due to the important acknowledgment of child health and education have for the economic growth of countries, the literature that deals with these issues is quite extensive. Based on this recognition, we try to evaluate the impact that child development has on primary education. For this, we used stochastic frontier models with help of R program, where the independent variables represents the child development, the dependent variable, primary education and decision-makers units are the Brazilian States.
Palavras-chave: Child development
Early Childhood Education
Stochastic Frontier
Desenvolvimento Infantil
Educação Infantil
Fronteira estocástica
Crianças - Desenvolvimento - Avaliação
Modelos econométricos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DEMOGRAFIA::POLITICA PUBLICA E POPULACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Faculdade de Ciências Econômicas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas
Citação: MADEIRA, Juliana Domiciano Cupti. Avaliação do Impacto do Desenvolvimento Infantil na Educação Primária nos Estados Brasileiros. 2012. 78 f. Dissertação (Mestrado em Economia Internacional; Políticas Públicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7597
Data de defesa: 28-Set-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Econômicas

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