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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7621
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Impacto de melhorias em infraestrutura de transportes sobre variáveis econômicas no Brasil: uma abordagem com o modelo GTAP |
Título(s) alternativo(s): | Impacts of transport infrastructure improvements on economic variables in Brazil: an approach with GTAP |
Autor: | Gomes, Alexandre de Araújo |
Primeiro orientador: | Brandão, Antônio Salazar Pessoa |
Primeiro membro da banca: | Kume, Honório |
Segundo membro da banca: | Fonseca, Luiz Fernando Cerqueira |
Resumo: | Neste Trabalho, modelamos a redução de custos de transportes decorrentes de hipotéticas melhorias na qualidade da infraestrutura de transportes terrestres da economia brasileira. A liberação de recursos gerada por essas melhorias foram traduzidas, em nosso modelo, como ganhos de produtividade para dez setores selecionados. A escolha dessa modelagem possui a vantagem de deixar que os agentes econômicos decidam o que fazer após o choque na produtividade total dos fatores, sem que estes recursos estejam comprometidos com quaisquer incentivos de natureza específica, como seria o caso de um subsídio à compra de determinada matéria-prima, por exemplo. O comportamento do setor, em consequência da realização do experimento, fica condicionado às hipóteses iniciais do modelo referentes aos parâmetros de decisão da firma, das famílias e do governo. Para os cálculos dos impactos sobre a produtividade, utilizamos as matrizes de insumo produto estimadas por Martinez(2013). Os resultados mostraram ganhos expressivos para o produto interno bruto, a Balança Comercial e o volume de produção setorial, dentre outras variáveis analisadas. |
Abstract: | This work analyses the impacts of lowering transport costs derived from quality improvements in Brazil s land transportation infrastructure. The resource disposals generated by those improvements are modeled as total productivity gains in ten selected economic sectors. This modeling pattern presents the advantage of let agents decide about the best resource allocation after the shocks. Proceeding this way, we avoid create any bias in resource allocation decisions, as it would happen if the shocks was established by a subsidy for each sector. The economic behaviors by sector are subordinated to the initial assumptions made about decision parameters of firms, households and government. The main results show that gains in terms of GDP growth, trade flows, and production are significant. |
Palavras-chave: | Computable general equilibrium GTAP Transport infrastructure Productivity Trade Equilíbrio geral computável GTAP Infraestrutura de transportes Produtividade Comércio exterior |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais::Faculdade de Ciências Econômicas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas |
Citação: | GOMES, Alexandre de Araújo. Impacto de melhorias em infraestrutura de transportes sobre variáveis econômicas no Brasil: uma abordagem com o modelo GTAP. 2013. 56 f. Dissertação (Mestrado em Economia Internacional; Políticas Públicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7621 |
Data de defesa: | 24-Set-2013 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ciências Econômicas |
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