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Tipo do documento: Dissertação
Título: Estratégias de exploração de vizinhança com GPU para problemas de otimização
Título(s) alternativo(s): Neighborhood exploration strategies using GPU for optimization problems.
Autor: Araújo, Rodolfo Pereira 
Primeiro orientador: Coelho, Igor Machado
Primeiro coorientador: Marzulo, Leandro Augusto Justen
Primeiro membro da banca: Bentes, Cristiana Barbosa
Segundo membro da banca: Souza, Uéverton dos Santos
Resumo: Problemas de otimização são de grande importância para diversos setores da indústria, desde o planejamento de produção até escoamento e transporte de produtos. Diversos problemas de interesse se enquadram na classe NP-Difícil, sendo desconhecidos algoritmos para resolvê-los de forma exata em tempo polinomial. Assim, estratégias heurísticas com capacidade de escapar de ótimos locais de baixa qualidade (meta-heurísticas) são geralmente empregadas. A busca local é, em geral, a etapa mais custosa, em termos de tempo computacional, do processo de uma meta-heurística. Desta forma torna-se muito importante fazer bom uso dos recursos nela utilizados. Esta dissertação estuda o emprego de múltiplas estratégias de vizinhança utilizadas paralelamente para explorar um espaço de vizinhança maior e com melhor aproveitamento dos recursos computacionais. O processamento paralelo das estratégias de vizinhança é implementado em nível de grão fino, através de processamento em GPU, e grão grosso, por meio de processamento multi core e processamento em rede, sendo os dois níveis combinados num ambiente heterogêneo, para arquiteturas von Neumann e dataflow.
Abstract: Optimization problems have big importance in the industry field, from production management to production outflow and product transportation. Many problems of interest are classified as NP-Hard, so there is no known algorithm to find the exact solution in a polinomial time. Therefore heuristic strategies with the ability to escape from poor quality local optima (meta-heuristics) are generally employed. In general, the local search is the most costly, in computational time, phase of a meta-heuristic, becoming mandatory a good use of the available resources. The parallel processing of neighborhood strategies is implemented at the fine grain level through GPU processing and coarse grain through multi-core processing and network processing, the combination of the two level parallelization in a heterogeneous environment for von Neumann architectures and dataflow
Palavras-chave: Meta-heuristics
Local Search
Dataflow
Graphics Processing Unit
Variable Neighborhood Descent
Meta-heurística
Busca Local
Dataflow
Graphics Processing Unit
Vari able Neighborhood Descent
Programação (Computadores)
Processamento eletrônico de dados
Heurística
Otimização matemática
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Computacionais
Citação: ARAÚJO, Rodolfo Pereira. Estratégias de exploração de vizinhança com GPU para problemas de otimização. 2018. 92 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem matemático-estatístico-computacional) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7658
Data de defesa: 9-Out-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Computacionais

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