Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7671
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Requisitos de um ambiente para apoio ao ensino de programação na educação básica |
Título(s) alternativo(s): | Requirements for an environment to support programming teaching in basic education |
Autor: | Gouvea, Natalia do Valle |
Primeiro orientador: | Werneck, Vera Maria Benjamim |
Primeiro coorientador: | Castro, Maria Clícia Stelling de |
Primeiro membro da banca: | Campos, Fernanda Claudia Alves |
Segundo membro da banca: | Costa, Rosa Maria Esteves Moreira da |
Terceiro membro da banca: | Oliveira, Fabiano de Souza |
Resumo: | Neste trabalho é apresentado um experimento de ensino de Matemática utilizando algoritmos através de jogos, para alunos do ensino Fundamental II. A ideia é sedimentar, de uma maneira interdisciplinar, os conteúdos de ângulos, algoritmos e programação de computadores. O objetivo da pesquisa é fundamentar a proposta de um ambiente que forneça suporte ao professor de Matemática do ensino Fundamental II para o uso da lógica computacional através de jogos, melhorando o raciocínio lógico matemático dos alunos |
Abstract: | This research presents an experiment of teaching Mathematics using algorithms and games for elementary school students. The idea is to consolidate, in an interdisciplinary way, the contents of angles, algorithms, and computer programming. The research goal is to base the proposal for an environment that enables the development of improved logical-mathematical reasoning with familiarity with the computational logic motivating elementary school students into technological area, through playful activities with games |
Palavras-chave: | Programming education Computational logic Students Mathematics Angles Ensino de programação Lógica computacional Alunos Matemática Ângulos Jogos por computador - Programação Informática na educação Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino Jogos em educação matemática |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Computacionais |
Citação: | GOUVEA, Natalia do Valle. Requisitos de um ambiente para apoio ao ensino de programação na educação básica. 2016. 130 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem matemático-estatístico-computacional) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7671 |
Data de defesa: | 14-Set-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ciências Computacionais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissertacao_NataliaValle_VFinal.pdf | 3,82 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.