Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7671
Tipo do documento: Dissertação
Título: Requisitos de um ambiente para apoio ao ensino de programação na educação básica
Título(s) alternativo(s): Requirements for an environment to support programming teaching in basic education
Autor: Gouvea, Natalia do Valle 
Primeiro orientador: Werneck, Vera Maria Benjamim
Primeiro coorientador: Castro, Maria Clícia Stelling de
Primeiro membro da banca: Campos, Fernanda Claudia Alves
Segundo membro da banca: Costa, Rosa Maria Esteves Moreira da
Terceiro membro da banca: Oliveira, Fabiano de Souza
Resumo: Neste trabalho é apresentado um experimento de ensino de Matemática utilizando algoritmos através de jogos, para alunos do ensino Fundamental II. A ideia é sedimentar, de uma maneira interdisciplinar, os conteúdos de ângulos, algoritmos e programação de computadores. O objetivo da pesquisa é fundamentar a proposta de um ambiente que forneça suporte ao professor de Matemática do ensino Fundamental II para o uso da lógica computacional através de jogos, melhorando o raciocínio lógico matemático dos alunos
Abstract: This research presents an experiment of teaching Mathematics using algorithms and games for elementary school students. The idea is to consolidate, in an interdisciplinary way, the contents of angles, algorithms, and computer programming. The research goal is to base the proposal for an environment that enables the development of improved logical-mathematical reasoning with familiarity with the computational logic motivating elementary school students into technological area, through playful activities with games
Palavras-chave: Programming education
Computational logic
Students
Mathematics
Angles
Ensino de programação
Lógica computacional
Alunos
Matemática
Ângulos
Jogos por computador - Programação
Informática na educação
Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Jogos em educação matemática
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Computacionais
Citação: GOUVEA, Natalia do Valle. Requisitos de um ambiente para apoio ao ensino de programação na educação básica. 2016. 130 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem matemático-estatístico-computacional) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7671
Data de defesa: 14-Set-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Computacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao_NataliaValle_VFinal.pdf3,82 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.